sábado, 29 de maio de 2010

Tv no quarto das crianças engorda e tira o sono


TV só na sala

A TV no quarto pode ser um dos responsáveis pelos quilinhos extras das crianças ou dos adolescentes. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Haya, que estudou o comportamento e os hábitos de sono e alimentação de 440 crianças com idade média de 14 anos. Além de dormirem tarde — por volta das 23h — metade dos entrevistados costuma fazer as refeições na frente da TV e pode passar até cinco horas por dia diante do aparelho. Esse costume causa irritabilidade, perda de concentração e influencia negativamente no rendimento escolar. Além disso, há riscos de as crianças adquirirem transtornos alimentares e outras doenças.
A pediatra nutróloga Virgínia Weffort, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ressalta que um jovem só deve ficar em frente à TV, computador ou videogame por até duas horas diárias.
— O problema não está apenas associado à TV no quarto. O aparelho na sala de jantar ou na cozinha cria na criança o hábito de se alimentar sem prestar atenção à comida. Isso não traz uma sensação de saciedade e faz com que a criança coma cada vez mais — esclarece a médica.
A SBP criou um manual de prevenção à obesidade infantil que pode ser acessado no site http://www.sbp.com.br/.
O mau hábito também pode ser responsável pela baixa ingestão de frutas e legumes e pelo distanciamento das crianças das atividades familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.