segunda-feira, 24 de maio de 2010

Planeta mais quente da Terra pode ser também o que terá vida mais curta, pois está sendo engolido por estrela


RIO - O Telescópio Espacial Hubble conseguiu captar evidências de uma estrela parecida com o nosso Sol "devorando" um planeta parecido com a Terra, na constelação Auriga. Já se sabia que estrelas são capazes de "engolir" planetas que orbitam ao seu redor, mas esta é a primeira vez que cientistas conseguem observar este fenômeno com clareza.
Ainda que o planeta esteja muito distante do Hubble para poder fotografá-lo, os cientistas criaram uma imagem do fenômeno com base na análise dos dados do telescópio. Os detalhes foram publicados revista "The Astrophysical Journal Letters".
Segundo os cientistas da agência espacial americana (NASA) - que realizaram a descoberta com auxílio do Espectrógrafo de Origens Cósmicas (COS) do Hubble - o planeta que está sendo "devorado" é chamado de Wasp-12b, o astro mais quente que se conhece na nossa galáxia, a Via Láctea. E também será o planeta de vida mais curta, porque só tem mais dez milhões de anos antes de ser totalmente absorvido pela estrela.
- Estamos vendo uma enorme nuvem de material ao redor do planeta que será capturado pela estrela - disse o cientista Carole Haswell, da Universidade Aberta de Grã Bretanha. - Já identificamos elementos químicos nunca antes vistos em planetas fora do nosso sistema solar.
A Wasp-12 está localizada a cerca de 600 anos luz do Sistema Solar, em Auriga, uma constelação do Hemisfério Norte, e o planeta foi descoberto em 2008 durante o projeto britânico chamado Wide Angle Search for Planets (Wasp, na sigla em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.