segunda-feira, 12 de julho de 2010

'Escola de lata' fica entre as melhores no Ideb no Rio Grande do Sul


Do total de 486 estudantes, 240 assistem às aulas em contêineres.
Diretora credita boa nota a empenho de alunos, professores e pais.


Uma escola que tem quase metade dos estudantes assistindo a aulas em contêineres ficou entre as melhores colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Rio Grande do Sul.
A Escola Estadual Ismael Chaves Barcellos, localizada no bairro Galópolis, em Caixas do Sul, tem 240 alunos que estudam nos contêineres, desde 2008, do total de 486 estudantes. A escola tem turmas da 1ª à 8ª série do ensino fundamental.
De acordo com o Ideb, a escola atingiu, da 1ª à 4ª série, a quarta melhor nota entre as escolas estaduais do estado, com a nota 6,9, e da 5ª à 8ª série, o décimo melhor índice, com a nota 5,3. A média do Rio Grande do Sul para a 4ª série foi de 4,9. Para a 8ª série, foi de 4,1. As médias nacionais foram 4,6 e 4 nos dois ciclos, respectivamente.
Assim como outras seis unidades do estado, a escola tem salas “de lata”, como são conhecidos os contêineres, devido a problemas de infraestrutura do prédio. Em 2008, um incêndio destruiu parte da escola e no final do ano passado um vendaval causou danos em outra parte do prédio.
Para a diretora, Sônia Beatriz Sbersi, o bom resultado no Ideb se deve ao empenho dos alunos e professores e à participação dos pais na educação das crianças. “Os professores ganham pouco, mas se esforçam, e os pais cobram que os filhos estudem”, disse.
Segundo Sônia, a acústica dos contêineres é “péssima”, não há ventilação e o piso tem um cheiro ruim. “Apesar de tudo que nos empurra para baixo, sabermos que tivemos um bom desempenho no Ideb, é muito bom”, afirmou.
Uma estudante da 5ª série reclama do calor dos contêineres. “É muito quente, atrapalha a concentração, mas a gente vai levando. Não tem outro modo”, disse a garota, de 11 anos. A aluna elogio os professores. “Eles ensinam bem. Têm paciência para nos ajudar a compreender o que dizem”, afirmou.
A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul afirmou que uma licitação da obra de reconstrução da escola ocorrerá até o final de julho e a previsão de entrega é para o final do ano. "Acho difícil, por causa dos prazos legais, mas esperamos que, no meio do ano que vem, o prédio fique pronto", disse Sônia.

Fernanda Nogueira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.