terça-feira, 13 de julho de 2010

Governo quer lançar campanha de orientação a soropositivos que pretendem ter filhos

O Ministério da Saúde pretende lançar uma campanha de orientação para portadores de Aids que queiram ter filhos. A iniciativa já provoca polêmica, porque é impossível reduzir a zero o risco de transmissão do vírus ao bebê.
De cada mil crianças nascidas no Brasil, 17 são de mães com HIV. Apenas em 2008, quase 5 mil mulheres soropositivas ficaram grávidas. Por causa disso, o governo vai divulgar informações sobre os cuidados para diminuir a chance de transmissão do vírus para quem tem Aids.
Entre as recomendações estão: não apresentar outras doenças sexualmente transmissíveis e crônicas; estar com baixa carga viral; ter o nível células de defesa do organismo elevado; e procurar acompanhamento médico.
E campanha de orientação nacional ainda está em estudo, mas o Ministério da Saúde acredita que se forem cumpridas todas as recomendações o risco de transmissão do HIV para o bebê é de 1%. Em São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde já lançou um programa de reprodução assistida para soropositivos.

Roberto Saraiva


eBand

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.