terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A cada dois dias, um enfermeiro é acusado de erro em São Paulo



Balanço foi divulgado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado

A cada dois dias, um profissional de enfermagem de São Paulo é acusado de erro durante atendimento médico. Foram 980 queixas entre 2005 e 2010 (250 delas em 2010). Os dados são do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo). Em 20 desses casos, a falha resultou na morte do paciente ou em danos definitivos.
O balanço foi divulgado na segunda-feira (31), em meio à denúncia de que uma criança de um ano teve parte do dedo mindinho decepada por uma auxiliar de enfermagem do Hospital do Mandaqui, administrado pelo governo, enquanto retirava um curativo. A enfermeira, afastada de suas funções, alega que o acidente foi causado por erro na forma como o curativo foi feito, segundo seus familiares. A menina deve ser encaminhada nesta semana para o setor de reimplantes do Hospital das Clínicas, informou o governo.
O presidente do Coren, Claudio Alves Porto, não soube dizer quantas denúncias terminam em punições para os enfermeiros.
- Em todos os casos é instaurado procedimento administrativo. O profissional e a instituição são investigados e têm direito à defesa. Se comprovada falha na instituição, a denúncia é levada ao Ministério Público. Se o erro é do profissional, ele é punido.
Ele culpa a escalada de erros de enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem à má formação.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.