quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ciclone Yasi deixa rastro de destruição no nordeste da Austrália


Tempestade destelha casas e derruba árvores, mas não há registro de mortes na região

SIDNEY - O ciclone "Yasi" perdeu força e afastou-se do nordeste da Austrália nesta quinta-feira, 3. Com ventos de até 285 km/h, a tempestade deixou um rastro de casas destelhadas e árvores derrubadas pelas rajadas de vento, mas não houve mortes.
A polícia e a defesa civil iniciaram a inspeção das áreas atingidas pelo ciclone, que entrou em terra firme por volta da meia-noite (12h de quarta-feira de Brasília), com categoria 5, a maior na escala Saffir-Sinmpson, que mede furacões e ciclones.
Na medida em que o ciclone avançava pela região, perdeu força até se transformar em tempestade tropical de menor categoria, embora tenha continuado sua trajetória em direção ao Território do Norte da Austrália, com ventos de até 90 km/h.
Ao amanhecer, a chefe do Governo do estado de Queensland, Anna Bligh, indicou que a Polícia não havia recebido informação de que o ciclone tivesse causado mortes. "Estou muito aliviada de não ter escutado informações da Polícia, nem de nenhuma outra fonte sobre feridos graves e mortes", disse Bligh em entrevista coletiva.
O general Peter Cosgrove apontou que a prioridade das equipes de emergência era assegurar que não havia vítimas, especialmente nas áreas rurais afastadas de núcleos de população. Bligh assinalou que as localidades mais atingidas pelo ciclone são Innisfail, Silkwood, Mission Beach e, principalmente, Tully, onde cerca de 90% das construções foram danificadas, e a de Cardwell, às margens do oceano e onde 200 casas foram destruídas ou registraram danos.
O chefe do serviço de meteorologia, Peter Otto indicou que a causa principal da destruição em Cardwell e em seu porto, onde dezenas de embarcações afundaram, foi a elevação da maré, que atingiu sete metros.
"Embora as estruturas das casas estejam em pé, a maior parte perdeu o telhado", disse Leanne Leeson, um morador de Cardwell, à rede de televisão "ABC".

Veja mais:
Yasi na Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.