sábado, 5 de fevereiro de 2011

O zoológico vai ao Complexo do Alemão

Alessandra (E) disse que não ficou medo da arara e brincou com a ave Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Zoomóvel leva jacaré, cobra, arara e vídeos sobre a fauna para crianças da comunidade

Rio - O Zoológico do Rio enviou ontem seus representantes para o Complexo do Alemão. Animais como jacaré-de-papo-amarelo, cobra e arara puderam ser vistos de perto pelas crianças, que formaram fila na Vila Olímpica Carlos Castilho para acariciar os visitantes. O espaço dentro do Zoomóvel — um ônibus climatizado que exibe vídeos sobre a fauna brasileira — também foi muito disputado.
“Esse é um ônibus diferenciado, que não é utilizado para levar as crianças ao Zoológico. Pelo contrário, é o zoo que vai ao encontro delas. Meninos e meninas que nunca tiveram a oportunidade de ver esses animais de perto podem ter uma experiência única”, explicou Mônica Valéria Blum, presidente da Fundação RioZoo.
Filha da dona de casa Maria Aparecida Soares de Oliveira, 44 anos, a estudante Alessandra Soares da Silva, 7, ficou encantada. “Não fiquei com medo da arara nem do jacaré. Nunca tinha visto esses animais tão de pertinho. Fiz até carinho neles”, gaba-se.
Com interior estilizado, reproduzindo a fauna brasileira, o Zoomóvel exibiu animações sobre os ecossistemas do País. As crianças tiveram lições sobre preservação ambiental. “Aprendi que não se pode desmatar o planeta ou caçar os bichinhos. Também não pode jogar lixo no chão”, enumera a estudante Geovana Campos, 6 anos.
Técnicos do Centro de Educação Ambiental também apresentaram minipalestras para as crianças. “Elas precisam conhecer e tocar para gostar e preservar”, comenta o biólogo Pedro Paulo Farah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.