sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CRÔNICA CRÔNICA


Gosto das coisas de caráter visivelmente evolutivo. Gostaria de transformar tudo que vejo, leio, ouço, aprendo, penso, em uma obra única – talvez seja justamente eu esta obra única; afinal, cada pessoa trás em si o resultado das próprias experiências vividas. Ou não é? Diria mais. Diria que cada pessoa é resultante de suas experiências. Sendo assim, cada pessoa é única. E isso não é novidade alguma. Então, onde quero chegar com essa prosa? Eu direi:
É que hoje sinto estar muito próximo de encontrar a fórmula para o texto que melhor me satisfará em tê-lo feito. Será o “meu” modelo de texto ideal para um blog. Penso que a crônica seja o molde perfeito para a prosa escrita em tempo real. Ela abrange todas às outras formas de texto. Aceita tudo, contanto que não infrinja os limites do contexto.
Por exemplo: se você escreve hoje uma crônica que fale sobre pássaros, amanhã você pode perfeitamente escrever uma que fale sobre futebol. Você não possui obrigação alguma de continuar em um mesmo assunto por mais de um texto. Sem falar que você pode perfeitamente misturar os dois assuntos em um mesmo contexto. Afinal, são tantos os jogadores com apelido de pássaro e os pássaros mascotes dos clubes.
“Felizes são os cronistas que voam com a escrita feito pássaros e jogam futebol para relaxar após escrever!”

Crônica que te quero Crônica!
Segundo o Aurélio, crônica seria uma narração histórica, por ordem cronológica. Ou um pequeno conto de enredo indeterminado. Podendo ser também um texto jornalístico redigido de forma livre e pessoal. Ou simplesmente uma seção de revista ou de jornal. E por último, porém não menos importante, pode ser um conjunto de notícias sobre alguém ou algum assunto.
Não é tudo de bom! este modelo de texto? Pois bem, não abandonarei os contos que me servem como território para emendar verdades com inverdades e arquitetar o mundo conforme me venha à cabeça. Não abandonarei os poemas que me servem para dizer tudo que não consigo dizer formalmente. Mas hoje, assumo que, a crônica é minha formula ideal para o blog.


Blog jefhcardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.