quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Navio e aviões vão resgatar brasileiros na Líbia, diz Itamaraty


Embarcação para resgatar 148 brasileiros deixou a Grécia nesta tarde.
Previsão é de que outro grupo deixe a Líbia em voo ainda nesta quarta (23).

Uma embarcação de grande porte deixou Atenas, na Grécia, em direção à Líbia na tarde desta quarta-feira (23) para resgatar um grupo de 148 brasileiros, informou o Ministério das Relações Exteriores - confira abaixo nota divulgada. Eles ficaram retidos na Líbia devido aos conflitos após protestos contra o regime de Muammar Kadhafi, que está no poder desde 1969.
Esses 148 brasileiros retidos, conforme o Itamaraty, são funcionários da construtora Queiroz Galvão que estão na cidade de Benghazi, um dos focos do conflito entre manifestantes e forças do governo.
A operação foi organizada pela embaixada brasileira em Atenas e paga pela Queiroz Galvão. O navio deixou o porto de porto de Pireus, em Atenas, por volta de 16h no horário de Brasília e fará percurso estimado em 17 horas. Isso significa que a embarcação deve chegar à Líbia na manhã de quinta-feira (24). A previsão é de que os brasileiros voltem para Atenas.
Além dos 148 brasileiros, informou o Itamaraty, pessoas de outras nacionalidades também serão resgatadas pelo navio. A estimativa é de que a embarcação leve cerca de 180 pessoas. A opção pelo transporte marítimo teria sido feita devido aos danos causados durante os protestos ao aeroporto de Bengazhi.

Aeronaves fretadas
O Itamaraty informou ainda que as autoridades da Líbia autorizaram o pouso de cinco aviões fretados no aeroporto de Trípoli para retirada dos demais brasileiros. As aeronaves partirão de Malta, conforme o governo brasileiro. Há possibilidade de os primeiros brasileiros embarcarem ainda nesta quarta (23) e os demais na quinta.
O governo estima que entre 500 e 600 brasileiros estejam atualmente na Líbia, a maior parte funcionários de empresas brasileiras – além da Queiroz Galvão, Petrobras, Odebrecht e Andrade Gutierrez atuam no país.
O fretamento das aeronaves foi pago pelas empresas. Assim como no navio, também nessas aeronaves devem ser resgastadas pessoas de outras nacionalidades.
De acordo com o Itamaraty, o embaixador brasileiro na Líbia, George Ney, negociou com o governo líbio para facilitar a saída dos brasileiros do país.

Conflitos
Pelo menos 640 pessoas já morreram na Líbia desde 14 de fevereiro nos protestos contra o regime de Muamnar Kadhafi, anunciou nesta quarta-feira (23) a Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH).
O número representa mais que o dobro do balanço oficial do governo da Líbia, divulgado na véspera, de 300 mortos.
A FIDH, com sede em Paris, menciona 275 mortos na capital na Líbia, Trípoli, e 230 na cidade de Benghazi, epicentro dos protestos, no leste do país.
Entre os mortos em Benghazi, 130 seriam militares que foram executados por seus superiores porque não quiseram atacar os manifestantes antigoverno, segundo a entidade.

Confira a nota do Ministério das Relações Exteriores:
"Evacuação de cidadãos brasileiros na Líbia
O Ministério das Relações Exteriores, por intermédio da Embaixada do Brasil na Líbia, e em estreita coordenação com as empresas brasileiras com funcionários na Líbia, continua trabalhando para viabilizar, no menor tempo possível, a evacuação de cidadãos brasileiros que se encontram nas cidades de Trípoli e Bengazi.
Partiu na tarde de hoje, 23 de fevereiro, do Porto de Pireu (Atenas, Grécia), navio de grande porte com destino a Bengazi, onde grupo de 148 brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades aguardam evacuação.
Foram obtidas junto às autoridades líbias as autorizações necessárias para a aterrissagem, no aeroporto de Trípoli, de cinco vôos fretados pelas empresas para o embarque de seus funcionários, hoje e amanhã.
A Embaixada do Brasil na Líbia permanece em contato permanente com a comunidade brasileira naquele país."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.