sábado, 26 de fevereiro de 2011

OMS alerta sobre perigo das superbactérias no Dia Mundial da Saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o combate à resistência antimicrobiana como tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado em 7 de abril. A resistência ocorre quando os microorganismos – bactérias, vírus, fungos e parasitas – se tornam resistentes à maior parte dos remédios usados nos tratamentos e passam a ser chamados de superbactérias.
De acordo com a OMS, os microorganismos resistentes não são um problema novo, mas estão se tornando perigoso e ameaçam vários tratamentos e cirurgias, como o de câncer e transplante de órgãos. As infecções causadas por esses microorganismos deixam as pessoas doentes por mais tempo e elevam o risco de morte.
Dados da OMS indicam que, a cada ano, surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil pessoas morrem.
A organização alerta que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controle e empenho por parte dos governos.
No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançará uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana e apelará aos países e autoridades de saúde para que a adotem.
Para conter os microorganismos resistentes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias de todo País somente com apresentação de duas vias da receita médica. A iniciativa pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.

Fonte:
Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.