quarta-feira, 16 de março de 2011

Furacão Arani ameaça barcos e aviões no litoral do Brasil


BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para os efeitos de um furacão de características híbridas, com ventos de mais de 120 quilômetros por hora, que se formou no Atlântico e está a 110 quilômetros da costa brasileira. Batizado de Arani ("tempo furioso", em tupi-guarani), o fenômeno, segundo o órgão, só representa ameaça a embarcações e aviões que façam rota na altura do Cabo de São Tomé, litoral do Rio, pois se desloca para o oceano, a sudeste. Nos próximos dias, deve atingir águas internacionais e o monitoramento caberá à África do Sul.
O Inmet informou que autoridades brasileiras, como a Marinha, já tomaram providências para evitar o tráfego na área - mais precisamente, a 22 graus de latitude sul e 34 graus de longitude oeste. A classificação foi feita com a ajuda de órgãos americanos de monitoramento de furacões. A meteorologista Morgana Almeida, da equipe do instituto, diz que não há risco de a tendência se inverter, trazendo prejuízos ao continente.
Arani começou a se formar na quarta-feira passada, a partir de um ciclone extra-tropical que provocou tempestades na Bahia, Espírito Santo, Norte e Leste de Minas. Ele se afastou do litoral e ganhou mais força, adquirindo as características de um furacão híbrido. Trata-se de uma formação diferente das que costumam devastar o Caribe e o Atlântico Norte, pois, em vez de um sistema independente, que se alimenta do aquecimento das águas do mar, está associado a um ciclone, que se originou de uma frente fria.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.