sábado, 19 de março de 2011

Radiação encontrada no leite e no espinafre


TÓQUIO - O chefe de gabinete Yukio Edano declarou que o governo japonês foi informado, na sexta-feira, que níveis mais altos de radiação foram detectados no leite fresco de vacas em uma fazenda de Fukushima. Na manhã deste sábado, o governo recebeu informação que seis amostras de espinafre testadas por um instituto de pesquisa em Ibaraki estavam contaminadas com alto nível de radiação, segundo informações do site da rede de TV japonesa NHK.
O ministério da Saúde pediu à Prefeitura de Ibaraki para determinar a procedência das amostras e sua rota de distribuição. A prefeitura também foi convidada a tomar medidas no âmbito da Lei de Higiene Alimentar, incluindo, se necessário, a proibição das vendas.
Edano disse que o governo vai realizar testes adicionais para que possa rapidamente determinar se deve tomar medidas de restrição sobre a distribuição e o consumo.
Em nota, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês) declarou que "embora o iodine radioativo tenha uma vida média curta de cerca de oito dias e o declínio natural aconteça em semanas, há um risco a curto prazo para a saúde humana se o iodine for absorvido através da comida".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.