terça-feira, 14 de julho de 2009

Brinquedotecas oferecem educação diferenciada para estudantes com necessidades especiais


Campo Grande (MS) – Estudantes da Rede Estadual, com necessidades especiais - deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento – têm disponível brinquedotecas para um atendimento educacional especializado. Em todo o Estado, além da Capital, outras três brinquedotecas atendem os alunos. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SED), há previsão de mais 10 municípios serem contemplados com essas salas já neste segundo semestre de 2009.
A coordenadora de Educação Especial da SED, Vera Carbonari, diz que nas brinquedotecas são realizados trabalhos educacionais diferenciados com atividades lúdicas que contribuem no bom desenvolvimento pedagógico dos alunos com necessidades especiais. “Os estudantes têm aula no período normal e no contraturno vão para a brinquedoteca três vezes por semana, durante duas horas”, explica a coordenadora.
“Nas brinquedotecas os alunos têm a supervisão de professores brinquedistas, especialistas neste tipo de atividade, assim sem perceber os estudantes aprendem e trabalham as áreas onde têm mais dificuldades”, afirma Vera. Técnicos do Núcleo de Educação Especial (Nuesp) fazem a verificação de quais estudantes podem ser encaminhados para as atividades educacionais das brinquedotecas.
Estas brinquedotecas têm o objetivo de promover o desenvolvimento integral do aluno, de sua criatividade, aprimoramento das habilidades, aprendizagem e de sua socialização, com atividades realizadas em ambiente próprio, utilizando recursos lúdicos, como brinquedos, jogos, brincadeiras, TV, DVD, livros, entre outros.
Em Dourados, a brinquedoteca funciona na Escola Estadual Castro Alves; em Campo Grande está no Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva; Ponta Porã na Escola Estadual Geni Marques de Magalhães; Coxim na Escola Estadual Padre Nunes e em Anastácio na Escola Estadual Roberto Scaff. Em Mato Grosso do Sul, são 3.221 alunos com necessidades especiais matriculados na rede estadual de ensino, de acordo com o último censo escolar.

Fonte:Pantanal News

Um comentário:

  1. O CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Marilene Nascimento, gostaria de trocar experiências com vocês.Nosso endereço é: caeemarilenenascimento.blogspot.com.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.