sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bióloga fotografa narvais para desenvolver método de identificação

A bióloga Marie Auguer-Méthé desenvolveu um método de identificação de narvais através de fotografias. (Foto: Marie Auger-Méthé)

A bióloga marinha canadense Marie Auguer-Méthé desenvolveu um método de identificação de narvais – grandes cetáceos que habitam as proximidades do Ártico e cujos machos (e algumas fêmeas) apresentam um longo dente em espiral que parece um chifre – através de fotos.

Os animais são parentes próximos das belugas e medem até cinco metros de comprimento; as presas podem chegar a três metros. Ninguém sabe ao certo para que servem, há hipóteses de que seriam usadas em brigas, para conquistar fêmeas ou ainda para verificar alterações no ambiente.
Auguer-Méthé e colegas das universidades de Dalhousie, em Halifax, e McGill, em Quebec, usam os padrões nas reentrâncias na dorsal dos narvais como forma de identificação. Diferentemente de outros cetáceos, os narvais não têm uma nadadeira dorsal pronunciada.


A identificação de indivíduos possibilitaria uma estimativa mais precisa da população além de permitir estudos sobre a organização social deles. Aqui, um filhote nada junto à mãe. (Foto: Marie Auger-Méthé)


Os narvais nascem acinzentados, mas à medida que os anos passam, aumenta o número de manchas brancas, mudando os padrões da pelagem – o que dificulta a identificação de indivíduos.
Os cetáceos costumam nadar em grupos de indivíduos com idades e sexo semelhantes.
A equipe da bióloga marinha canadense observou narvais nas proximidades dos fiordes da Ilha Baffin, no Canadá, onde eles passam o verão, e no Estreito de Davis, entre a ilha Baffin e a costa da Groenlândia, onde passam os invernos.



Os narvais foram vistos perto dos fiordes da Ilha Baffin, no Canadá, onde passam o verão, e o Estreito de Davis, entre a ilha e a costa da Groenlândia, nos invernos. (Foto: Marie Auger-Méthé)


A identificação de indivíduos da população de narvais possibilitaria uma estimativa mais precisa do atual número de animais, além de permitir estudos sobre a organização social deles.



BBC Brasil

2 comentários:

  1. Maria Célia, achei o seu blog muito bom!
    Estou escrevendo sobre assuntos afins.
    Confira em
    http://purgly.blogspot.com sobre desenvolver o social.
    http://universotrade.blogspot.com sobre a Fraternidade Cristiana.
    http://mastersuno.blogspot.com sobre ambiente e comportamento.
    http://konektigi.blogspot.com sobre renda e novas competências.
    http://drbachflower.blogspot.com sobre fortalecer a saúde.
    http://biometrio.blogspot.com sobre auto conhecimento e conhecer o próprio corpo.
    Fique à vontade em conferir.
    Um abraço e votos de sucesso,
    Jorge Purgly
    meu mapa social em http://xeesm.com/JorgePurgly

    ResponderExcluir
  2. Jorge, com certeza vamos visitar seus blogs.
    Agradecemos o comentário , volte sempre.
    Abraços
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.