quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Professor fala sobre muros de fronteiras existentes em pleno século 21



'Muros da vergonha' ainda restringem a circulação de pessoas. Acontece entre EUA e México e na Cisjordânia, cita professor.

O professor de geografia do curso PH, André Freitas, dá uma aula sobre os muros de fronteiras, existentes em pleno século 21.
"Com a nova ordem mundial, esperava-se mais liberdade para a circulação de pessoas, mais liberdade no mundo. Isso, de fato, em algum grau aconteceu. Mas ainda há manutenão de alguns muros", diz. "Com a queda do muro de Berlim, em 1989, caiu também a velha ordem mundial. Foram 20 anos marcados pela divisão de dois modelos ideológicos. O muro de Berlim não dividiu apenas a Alemanha, mas o mundo ao meio", ensina.
De acordo com o professor, a nova ordem mundial preza pela polaridade e democracia, mas ainda restringe a circulação de pessoas. "Parece que o ser humano ainda é menos importante do que o fluxo de capital para esse sistema em que vivemos".
André cita alguns exemplos que comprovam essa avaliação: em pleno século 21, ainda existe um muro que divide o sul dos Estados Unidos e o norte do México, na fronteira entre os dois países.
"Há, ainda, um muro bastante controverso construído pelos israelenses para impedir o livre deslocamento de palestinos dentro da Cisjordânia", diz. "São muros apelidados de 'muros da vergonha' e contradizem a nova ordem mundial".


Gazetaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.