segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Policiais da UPP do Pavão-Pavãozinho estouram esconderijo do tráfico

A sensação térmica de 50 graus e as botas militares que desde dezembro devassam o Morro do Cantagalo dão ainda mais coerência ao nome dado ao ponto mais alto da favela de Copacabana: Vietnã. Uma área de mata fechada, repleta de trilhas, esconderijos e artifícios típicos de guerrilheiros, que ainda pode estar sendo usada pelos bandidos para resgatar armas escondidas na favela.
A descoberta ocorreu após denúncias e uma varredura que identificou um túnel subterrâneo de três metros, que leva a uma sala de 12 metros quadrados construída pelo tráfico embaixo da terra. No mesmo dia, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) encontraram armas e baldes cheios de drogas e munição, enterrados, o que, segundo os policiais, são indícios da atual intenção dos criminosos:
— O buraco foi mexido numa dessas noites, o que demonstra que ainda existem traficantes por aqui, interessados em resgatar o material deles. Também têm surgido novas trilhas na mata. Eles ainda podem estar neste trecho do morro — explicou um dos policiais que identificou o ponto.
Entre grutas secretas, caminhos de fuga e drogas e armas enterradas no chão, o ambiente que remete à selva vietnamita — que atolou os americanos há mais de 30 anos — vem sendo desbravado por policiais da UPP que ocupa o morro há um mês.
Equipado com ventiladores e ainda com vestígios do tráfico — dois lençóis, um sacolé de cocaína, uma lanterna e uma pequena escada —, o buraco foi identificado por uma equipe de seis soldados que passou a noite rondando a mata. Dentro dele, cabem 15 pessoas em pé. A infestação de formigas saúvas e a ameaça de desmoronamento dificultam o acesso.
Na semana passada, o EXTRA percorreu o Vietnã com uma equipe de policiais da UPP. Outra descoberta que chamou a atenção do capitão Leonardo Nogueira, comandante da UPP, foi uma gruta, possivelmente usada para fuga do grupo que, ao tentar resgatar parte do antigo arsenal, no início de janeiro, acabou preso.
— Vista do alto, a gruta parece um buraco, mas, no seu fundo, existe uma passagem que dá em outro ponto da mata do Cantagalo — explicou o cabo Carneiro, membro de um dos grupos que patrulham o Vietnã.
Além da beleza da mata preservada, no Vietnã se tem uma das mais espetaculares vistas para a Lagoa. Como ainda é recente a ocupação pela UPP, só o tempo, sempre ele, dirá se essas características serão suficientes para mudar a fama do Vietnã carioca.

Casos de Polícia e Segurança


Clique aqui para assistir ao vídeo com todos os pontos identificados pela polícia no Vietnã do Cantagalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.