sábado, 23 de janeiro de 2010

Equipe da BBC visita Caverna dos Cristais no México



Uma equipe de televisão da BBC conseguiu chegar à Caverna dos Cristais ou Caverna Naica, no norte do México.

A caverna foi descoberta em 2000, por acaso, quando mineradores das minas de prata de Naica, conseguiram atravessar uma das paredes da caverna e ficaram surpresos ao descobrir cristais enormes, os maiores cristais naturais já encontrados no mundo.
Alguns dos cristais de selenita chegam a mais de dez metros de extensão.
A equipe da BBC, uma das poucas do mundo a conseguir chegar no local, foi liderada pelo professor de geologia da Universidade de Plymouth, Grã-Bretanha, Iain Stewart que comparou os cristais a uma exposição de arte moderna .
Mas Stewart conta que, para os responsáveis pelas minas de Naica, a Caverna dos Cristais tem importância secundária, e poderá ser fechada no futuro.
Para uma equipe conseguir ficar dentro da caverna, é preciso enfrentar condições difíceis. A temperatura chega aos 50 graus e a umidade do ar é de 100%.
O geólogo afirma que isto faz com que fluidos se condensem nos pulmões de quem não usa equipamentos especiais e muitos exploradores chegam a desmaiar dentro da caverna.
Para conseguir as imagens para a BBC a equipe teve que usar uma roupa onde podiam ser armazenados cubos de gelo e uma máscara que fornecia ar fresco e seco.
Poucos geólogos tiveram a chance de chegar até a Caverna dos Cristais.
E apesar da perspectiva de fechamento da caverna, o geólogo Iain Stewart afirma que um consolo para os estudiosos é que talvez existam muitas outras cavernas como a de Naica que ainda precisam ser descobertas, na própria região de Naica e em outros lugares do planeta.


BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.