segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bombeiros interditam casa que abrigava pacientes com problemas mentais em Minas Gerais


BELO HORIZONTE - O Corpo de Bombeiros interditou em Varginha, no sul de Minas Gerais, uma pensão que abrigava pacientes em tratamento no Sistema Municipal de Saúde Mental. As condições do imóvel estariam oferecendo risco aos moradores. A polícia descobriu o lugar por acaso. O dono de uma casa vizinha à pensão, que estava com medo do muro do local desabar, pediu ajuda à polícia, que acabou descobrindo do abrigo para pacientes com problemas mentais.
A infraestrutura da pensão está comprometida. O imóvel tem rachaduras e trincas pelas paredes, fiação elétrica exposta.
Na noite desse domingo, as 14 pessoas que moravam na pensão foram levadas para o albergue municipal. Cada morador ficava em um quarto, e alguns eram improvisados com divisórias. Em um deles havia muito lixo. Na parte externa da casa, o telhado de um cômodo pode cair a qualquer momento.

O Corpo de Bombeiros interditou o imóvel.
- A situação é de risco, devido às rachaduras, praticamente em todas as paredes - disse o subtenente Custódio de Oliveira, do Corpo de Bombeiros.
O boletim de ocorrência será encaminhado à Polícia Civil. A responsável pela pensão, Odete Silva Resene, não foi presa, mas será convocada para dar explicações sobre o caso. Ela disse que o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Varginha indica a casa a pacientes.
- O Caps é que manda. Trata lá com ela, a família não quer, aí perguntam para mim se eu tenho um lugar. Aí eu falo que tenho. Mas se eu não tenho, falo que não tenho - disse Odete.
O secretário de Saúde de Varginha, Fausto Carvalho, nega.
- A informação não procede. O que acontece é o seguinte: nesta pensão residem alguns pacientes que fazem tratamento no Caps. Não somos nós, da secretaria de Saúde, que encaminhamos para cá - disse.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.