segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Artistas e políticos pedem a libertação da iraniana Sakineh, condenada à morte


LONDRES - Mais de 80 artistas, acadêmicos e políticos incluindo o ator Robert Redford, o cantor Sting e o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, pediram nesta segunda-feira a libertação da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani.
Sakineh foi sentenciada à morte em 2007 por apedrejamento, pena aplicada aos condenados por adultério no Irã. Em setembro deste ano ela ganhou o perdão da família do marido para esse delito, mas a Justiça confirmou outra pena, de enforcamento, por suposto envolvimento na morte dele.
"Sakineh Mohammadi Ashtiani já sofreu o suficiente", diz a carta aberta dirigida ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e ao presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad na primeira página do jornal britânico "The Times".
"Nós pedimos ao governo do Irã para libertar imediatamente Sakineh, seu filho Sajad Ghaderzade e seu advogado Javid Houtan Kian", diz a carta.
A chefe de política exterior da União Europeia, Catherine Ashton, o líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Ed Miliband, o ator americano Robert De Niro, e prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, e o prêmio Nobel de literatura Wole Soyinka estão entre as 80 personalidades que assinam a carta.
O Parlamento Europeu vai enviar uma comitiva internacional de advogados a Teerã para pôr um pouco de luz no caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, condenada à morte por apedrejamento. Depois de passar três dias em casa, para gravar um vídeo onde supostamente confessa o assassinato do marido, entre outros "pecados", ela foi reconduzida à prisão, em Tabriz.

Leia mais:
Amorim reforça oferta de asilo Sakineh



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.