sábado, 18 de dezembro de 2010

Autoestima renovada em comunidades de Ramos

A quadra da escola de samba ganhou retoques finais para a reinauguração Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Moradores ganham quadra da Imperatriz reformada e promessa de parque urbano

Rio - Às vésperas do Natal, moradores do Complexo do Alemão e adjacências ganharam dois presentes: amanhã será inaugurada a quadra reformada da Imperatriz Leopoldinese, em Ramos. Além disso, a Fundação Parques e Jardins anunciou ontem que a Serra da Misericórdia — usada como rota de fuga por traficantes da Vila Cruzeiro na ocupação policial — será transformada no 2º maior parque municipal da Zona Norte. Motivos para redobrar a autoestima da população local.
Decreto publicado ontem no Diário Oficial prevê a construção de espaços para lazer, recreação, atividades esportivas e manifestações culturais na Serra da Misericórdia. O parque terá área total de 240,91 mil m² — pouco menor do que a Quinta da Boa Vista. O edital de licitação será lançado em janeiro.
Fechada há sete meses, a quadra da escola de samba ganhou ontem os retoques finais para a reinauguração, marcada para 18h, com presença do prefeito Eduardo Paes e da rainha de bateria, Luiza Brunet. Foi investido R$ 1,2 milhão na obra. Todas as dependências foram pintadas, recebendo novos palcos, luminárias e cobertura. A quadra tornou-se a primeira totalmente adaptada para cadeirantes, incluindo banheiros específicos.
“A reforma nos permitiu construir uma sala de memória da escola, onde ficarão nossos troféus e fotos de alguns desfiles da Imperatriz”, revelou o diretor-social, Oscar de Paula. “A sensação de ter nossa casa de volta é muito prazerosa. Estamos muito felizes”, resumiu o presidente Luizinho Drumond.
A nova quadra conta com capacidade para 4,5 mil frequentadores. Fundada em 6 de março de 1959, a Imperatriz Leopoldinense foi a primeira escola tricampeã na Marquês de Sapucaí (1999, 2000 e 2001).

Expectativas dos turistas
A Fundação Parques e Jardins informou que as obras do parque da Serra da Misericórdia começarão no segundo semestre de 2011. O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, acredita que a área de lazer atrairá turismo. “Será uma espécie de quintal de luxo para os moradores e vai atrair muito turismo”, aposta.
O edital de licitação será publicado em janeiro, com detalhes sobre a construção da sede administrativa, estacionamento, quadras esportivas, equipamentos para ecoturismo e esportes de aventura, áreas de recreação, anfiteatro, ciclovias, caminhos para carroças e trilhas ecológicas.
O valor da intervenção será divulgado na quarta. “Será a maior intervenção ambiental da prefeitura na Z. Norte após a pacificação. A última estação do Teleférico do Alemão vai dar exatamente na porta de entrada do parque”, disse Moraes.

Escola abre mão do luxo em fantasias
Disposta a quebrar tradição de décadas, a Imperatriz vai abrir mão das luxuosas fantasias em 2011 e apostar em vestimentas mais leves, visando à mudança radical no conjunto. Ao lado da bateria e da comissão de frente, essas serão as principais apostas da escola da Leopoldina para reencontrar o caminho da vitória.
“A originalidade das nossas peças vai despertar o interesse do público e dos jurados. Além disso, nosso enredo (‘A Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde!’) não pede muito luxo nas fantasias. Tenho certeza de que elas vão deixar nossos componentes bem soltos”, afirma o diretor de carnaval, Wagner Araújo.

Diogo Dias, Ricardo Albuquerque e Thiago Feres


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.