quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lei seca muda comportamento dos jovens em SP e no RJ, diz pesquisa

SÃO PAULO - Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e realizada em 13 universidades do Rio e de São Paulo mostrou que a lei seca está mudando o comportamento dos jovens nas duas maiores cidades do país. A pesquisa foi feita durante uma semana e ouviu 1.030 estudantes universitários.
O estudo comparou o comportamento do jovem nos últimos três anos, antes e depois da lei seca. Hoje, metade dos jovens ouvidos na pesquisa, sai à noite para se divertir, dirige e não bebe. Antes da lei, em 2007, um número menor de estudantes saia dirigindo sem beber: 36%.
- Eu tenho consciência. É muito caro o prejuízo para minha vida e para o meu bolso também - diz a estudante Michele Santos.
Mas ainda é alto o percentual de quem anda de carona com amigos que dirigem depois de beber, quase 80% dos entrevistados. Outro dado expressivo. Antes da lei, 6% dos estudantes admitiam ir e voltar dirigindo mesmo bebendo muito. Hoje, apenas metade ainda tem esse hábito.
- Onde existe a fiscalização, há mais respeito pela lei seca e o jovem está muda o seu comportamento. Dessa maneira nós vamos diminuir os acidentes - afirma José Sérgio Franco, da Sociedade Brasileira de Ortopedia.
Mas na opinião de muitos jovens, apesar de positivos, os números da pesquisa podem melhorar se houver mais campanhas de educação.
- Funciona se houver punição mesmo. A única forma fazer as pessoas usar o cinto de segurança foi assim. A bebida vai ter que ser pelo mesmo caminho - acredita o estudante Maurício Cavadas.


O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.