sábado, 11 de julho de 2009

No aniversário de 100 anos Theatro Municipal, Cinelândia sofre com abandono


RIO - Devido ao atraso nas obras de reforma, o Theatro Municipal do Rio vai comemorar 100 anos, no próximo dia 14, com uma festa programada para acontecer na Praça Floriano, na Cinelândia. Um grande palco está sendo montado bem em frente ao teatro. Mas a pompa e circunstância deverá ficar restrita aos músicos e convidados. Com inúmeras falhas no tradicional piso de pedras portuguesas, algumas dezenas de moradores de rua e um problema já crônico de urina no local, a impressão que fica é que os anfitriões se esqueceram de arrumar o salão para a festa.
- Tudo isto é muito simbólico. Restauram o teatro, palco de dramas e comédias, e deixam caindo aos pedaços e abandonada a praça que sempre foi o grande tambor de manifestações culturais e políticas da cidade - criticou o historiador Milton Teixeira, coordenador de um curso sobre a Cinelândia, que será realizado em agosto pelo Centro Cultural da Justiça Federal.
De palco das grandes manifestações políticas que marcaram a história do País - como a Passeata dos Cem Mil e as Diretas Já - e espaço mais concorrido nas campanhas eleitorais, a Cinelândia se tornou um banheiro público a céu aberto. Os comerciantes que trabalham no local amanhecem o dia jogando desinfetante no entorno de bancas de jornal, monumentos e prédios que cercam a Praça Floriano.
O Globo On Line

2 comentários:

  1. Tenho lembranças da Cinelândia de 20 anos pra cá, e desde que me lembro ali sempre foi abandonado pela prefeitura. Sempre foi perigoso. Uma pena, pq é um lugar lindo que transpira história.

    ResponderExcluir
  2. Olá victor, eu ainda posso me lembrar da Cinelândia de mais anos atrás e era um lugar que íamos para passear, nos divertir, assistir desfiles de Escolas de Samba e infelizmente tudo passou.
    Obrigada por seu comentário.
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.