quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estudantes da Unesp Bauru vencem a “Copa do Mundo da Computação”


Após cinco dias de disputas no Cairo (Egito), a Imagine Cup - competição internacional organizada pela Microsoft - anunciou os seus vencedores na noite de anteontem.
Entre eles, Alexandre Nacari e Henrique Perticarati, alunos do curso de desenho industrial da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, que conquistaram o primeiro lugar na categoria design. Como prêmio, Alexandre e Henrique receberam US$ 8 mil.
Os estudantes - estagiários do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA) da Faculdade de Ciências da Unesp - formaram a equipe Willburn especialmente para participar da competição.
A equipe teve 36 horas nas finais, no Egito, para criar projeto de Interface baseado no tema da competição (“Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”).
Para se classificar para as finais, a Willburn desenvolveu o projeto Cheops, que é uma interface que engloba atividades para ajudar na alfabetização de crianças.
Alexandre e Henrique usaram como referência a mesa do Museu da Língua Portuguesa, em que o usuário pode juntar letras e sílabas para formar palavras.
A partir daí, aparece uma animação explicando a etimologia da palavra formada. No projeto Cheops, as letras podem ser substituídas por números, ajudando no ensino da matemática, ou por elementos químicos, entre outras matérias pedagógicas.
Cerca de 300 estudantes participaram das finais, no Egito, em diversas categorias. Desses, 22 são brasileiros.
Entre os representantes do Brasil, três equipes saíram vencedoras. E outras duas equipes formadas por estudantes da Unesp de Bauru tiveram colocações de destaque na Imagine Cup.
A equipe OpenLab, formada pelos estagiários do LTIA Bianca Bertoni, Pedro Cavalca e Thiago Fabre, que cursam ciências da computação e João Franco, do curso de sistemas de informação, ficou entre as 12 melhores equipes na categoria Embedded (dispositivos embarcados).
Além deles, a equipe A Casa Amarela, formada por Claudia Daher e Thalita Hayata, do curso de desenho industrial, ficou entre os 6 melhores times na categoria Short Film (Filme de curta metragem).
A Imagine Cup é uma competição realizada anualmente pela Microsoft, que busca soluções inovadoras.



Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.