quinta-feira, 11 de março de 2010

Médico admite que briga em sala de parto pode ter causado morte de bebê no Mato Grosso do Sul


CAMPO GRANDE - O médico Orozimbo Ruela de Oliveira Neto, 49 anos, um dos envolvidos na briga que pode ter causado a morte de um bebê em Ivinhema, Mato Grosso do Sul, confirmou a discussão e as agressões dentro da sala de parto do Hospital Municipal do município. Ele admitiu que a interrupção no parto pode ter contribuido para a morte do bebê, mas disse que foi agredido primeiro. A denúncia foi feita pelo pai da criança, uma menina. O atestado de óbito indica sofrimento fetal e anoxia - falta de oxigenação decorrente de demora ou complicação no parto.
Chamado pela família para fazer o parto, Orozimbo estava iniciando o procedimento quando o médico plantonista Sinomar Ricardo, 68 anos, invadiu a sala para impedi-lo. Segundo o pai, os dois passaram a brigar e deixaram a grávida sem atendimento.
Sinomar Ricardo acusou Orozimbo de ter inserido na paciente um comprimido e disse que isso pode ter causado a morte da criança. Em depoimento à polícia, Orozimbo confirmou o uso do medicamento. Disse que o remédio utilizado para auxiliar na dilatação do parto de Gislaine de Matos Rodrigues era de propriedade dele e apresentou documentos que autorizam o uso do princípio ativo misoprostol.
O delegado de Ivinhema, Lupérsio Degerone informou que o resultado da biopsia da placenta ficará pronto na próxima semana. Assim que este resultado sair, o médico legista poderá complementar o primeiro laudo necrocopio sobre a morte do bebê. Os laudos ficarão prontos até o fim do mês.
A advogada da Associação das Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul, Giovana Trad, disse que pretende protocolar o processo de ação por danos morais e materiais para o Forúm da Justiça Estadual na próxima sexta-feira . Gislaine e Gilberto Cabreira, os pais do bebê, pretendem processar por danos morais e materiais os dois médicos envolvidos na briga e também o Municipio de Ivinhema.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.