quinta-feira, 11 de março de 2010

Postos terão vacina aos sábados


Médicos do Fundão foram vacinados no primeiro dia da campanha Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia


Objetivo é garantir que pessoas que trabalham ou estudam também possam ser imunizadas contra a gripe suína

Rio - Todos os postos de saúde do município do Rio abrirão aos sábados para vacinar a população contra a gripe suína. Terça-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o desafio da campanha é atender pessoas com idades entre 20 e 39 anos, que geralmente estão trabalhando ou estudando no horário de funcionamento dos postos de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o esquema de funcionamento aos sábados começará dia 27 para vacinar gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos de idade — grupo que será vacinado entre 22 de março e 2 de abril.
A meta do município é vacinar 2,7 milhões de pessoas, das quais quase 2 milhões têm entre 20 e 39 anos, de acordo com Rosanna Iozzi, superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria.
Segundo o Município, aos sábados, os postos aplicarão a vacina entre 8h e 13h até o fim da campanha, no dia 21 de maio. Apenas nos dias 10 e 24 de abril, as unidades aplicarão o imunizante das 8h às 17h.

CADASTRO
A partir das 13h de hoje, o Município começará a cadastrar médicos, enfermeiros, secretárias, recepcionistas, dentistas e outros profissionais de saúde que não trabalham em unidades selecionadas para receber a vacinação. Desde o dia 8, profissionais de saúde estão sendo vacinados, mas, conforme O DIA mostrou no sábado, médicos particulares e de clínicas de menor porte não estão tendo acesso ao imunizante.
“A prioridade é vacinar aqueles que terão contato com pacientes com a gripe, como os que trabalham nos hospitais com emergência e unidades básicas. Mas os profissionais que não estão incluídos nesse grupo devem telefonar para o Telessaúde (3523-4025) e fazer seu cadastro. Cada caso será analisado individualmente”, diz Rosanna, acrescentando que o número funciona durante 24 horas por dia.
Rosanna afirmou que, apesar de a campanha já ter começado, as vacinas chegarão aos poucos às unidades de saúde. Até ontem, o Hospital Universitário Pedro Ernesto, referência para gripe suína, não recebeu a vacina para imunizar os profissionais. No Fundão, também houve falta do imunizante. “As unidades de referência terão vacina”, garantiu Rosanna.

Pâmela Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.