sexta-feira, 14 de maio de 2010

Menino haitiano de 11 anos vítima de tráfico de crianças é encontrado em São Paulo


SÃO PAULO - Um menino haitiano de 11 anos está há quatro meses sob custódia da Justiça em São Paulo. Ele é vítima de tráfico internacional de crianças e foi encontrado na estação de metrô Corinthians-Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, no fim do ano passado. Falando em creole, o dialeto haitiano, a criança contou que foi retirada da família no Haiti. Ele disse que foi, assim como outras crianças, primeiro para a Argentina, depois para o Paraguai e Bolívia, até chegar ao Brasil. Daqui, eles seriam levados para a Guiana Francesa. A Justiça não sabe se a Guiana Francesa era o destino final do menino, ou se seria a porta de entrada para a Europa.
O menino contou que conseguiu fugir do cativeiro em São Paulo. Ele está num abrigo sob proteção policial. O juiz que cuida do caso não pôde dar entrevista, mas informou que a família da criança foi localizada no Haiti. A mãe morreu no terremoto. O pai quer o menino de volta. A Polícia Federal (PF) investiga o caso. Mas não há pista do paradeiro das outras crianças. A Interpol foi acionada.
O desembargador Antônio Carlos Malheiros, que é o coordenador da área da Infância e Adolescência do Tribunal de Justiça (TJ), conversou com o menino e ficou impressionado com a história que ele contou.
- Ele sugere que houve uma entrega por algum parente e não fala de violência de uma sonegação violenta. Ele fala que foi retirado do Haiti - afirmou o desembargador.
O Tráfico de crianças é um problema grave no Haiti. Depois do terremoto só piorou. Autoridades haitianas chegaram a prender integrantes de uma organização humanitária americana suspeita de retirar ilegalmente crianças do país. Descobriu-se depois que nem eram órfãos e tinham sido vendidas pelos pais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.