domingo, 9 de maio de 2010

Pedofilia-Parafilias


Definição

Segundo CROCE(1995) pedofilia é o desvio sexual caracterizado pela atração por crianças, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinosos.
A palavra pedofilia vem do grego paidóphilos com o significado de amigo das crianças. Também chamada de paedophilia erótica ou pedosexualidade.
Parafilia, do grego para ,fora de,e philia ,amor, é um padrão de comportamento sexual onde em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula, mas em alguma outra atividade.

Causas e Compreensão psicodinâmica

Em grande parte a etiologia das parafilias permanece um mistério, contudo segundo FREUD(1905/1053) a clássica visão das perversões , que são multideterminadas, está profundamente inserida na teoria das pulsões. Ele descreveu a neurose como o negativo das perversões.
Para FENICHEL(1945) as perversões podem ser fixações ou regressões a formas infantis de sexualidade que permanecem na vida adulta.
Para ZIMERMAN(2005) as parafilias são encontradas quase que exclusivamente em homens.
As parafilias são classificadas como distorções da preferencia sexual no CID -10ºed (Classificação Internacional das Doenças) na classe F65.4, dentro de F60-Transtornos específicos de personalidade. Um transtorno específico de personalidade é uma perturbação grave da constituição caracterológica e das tendencias comportamentais do indivíduo.
Segundo ZIMERMAN(2005) o transtorno de personalidade tende a aparecer no final da infancia ou na adolescencia e continua a se manifestar pela idade adulta.
Segundo GABBARD (2006),de todas as perversões, a pedofilia é a que tem a maior probabilidade de criar sentimentos de aversão e desprezo nos terapeutas. É um intenso ódio contratransferencial, ou seja, do terapeuta contra o paciente. Para satisfazer seus desejos sexuais, o pedófilo pode causar prejuízos irreparáveis numa criança.
Para McDOUGALL (1986) a expressão perversão deve ser reservada para situações nas quais uma pessoa impõe desejos pessoais a um companheiro que reluta em se envolver naquele cenário sexual individual ,ou seduz um indivíduo não responsável, como uma criança ou um adulto com deficiência mental.
Já STOLLER (1975) definiu a perversão como a forma erótica do ódio. A essência da perversão é uma conversão do trauma infantil em triunfo adulto.É o poder do forte sobre o indefeso.
O DSM-IV(2000), Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders- Fourth Edition/ Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais utiliza a expressão parafilia em vez de perversão ou desvio.
Ainda segundo o DSM-IV, existe uma classificação desta doença em termos de severidade,ou seja, entre fantasia e a ação.

Grau leve:os pacientes são muito angustiados a respeito de seus desejos sexuais parafílicos,mas não os colocam em prática

Grau moderado:os pacientes colocam os seus desejos em ação, mas só ocasionalmente.

Grau severo:os pacientes repetidamente colocam em prática os seus desejos parafílicos.

Segundo FREUD (1905/1953) e FENICHEL (1945) a pedofilia representa uma escolha narcisista de objeto, isto é ,o pedófilo vê uma criança como uma imagem espelhada dele mesmo quando criança.É uma evitação de ansiedade de castração. Na prática clínica percebe-se que muitos pedófilos apresentam sérios transtornos de personalidade.
De acordo com RAYMOND et al (1999) a atividade sexual com crianças pré-púberes pode ser um facilitador para a manutenção da frágil auto-estima do pedófilo em alta. Também ocorre uma dinâmica sádica no comportamento do pedófilo, isto é, a conquista sexual da criança é ferramenta da vingança. Ou seja, ele se vinga numa criança ,do mal que também sofreu por parte de um adulto em sua infância.
Para FAGAN et al (2005) muito freqüentemente, os pedófilos foram eles próprios vítimas de abuso sexual na infância, e uma sensação de triunfo e de poder sobre o outro pode suavizar o trauma vivido.
GANZARAIN e BUCHELE (1990) enfatizam que poder e agressão representam fermento para o pedófilo, cuja atividade sexual está limitada a relações incestuosas com seus próprios filhos ou enteados. Esses homens com freqüência quando casados, não se sentem amados por suas esposas e vê em seus filhos, a própria imagem vitimizada. Eles representam mártires frente às suas esposas, o que é uma forma de controle e de poder sobre elas. Esses pais nutrem uma extraordinária hostilidade em relação a mulheres e pensam no pênis como uma arma a ser usada em atitudes de vingança contra as mulheres. Mulheres geram crianças e conseqüentemente têm filhos.
Para GROTH (1979) os pedófilos são em geral diferenciados por serem fixados ou regressivos.
O pedófilo fixado sente-se sexualmente atraído por pessoas mais jovens a partir da adolescência, e com freqüência comete os seus atos contra meninos .Também tendem a ter muitas vítimas e têm como presa meninos que não moram em sua casa. Têm um prognóstico não muito bom.
E o pedófilo regressivo geralmente não se sente atraído por pessoas mais jovens e exploram geralmente meninas.O pedófilo regressivo comete o seu ato em casa sob a forma de relação incestuosa e tendem a possuir poucas vítimas. Pelo fato de poderem também ser atraídos por mulheres adultas, o prognóstico é melhor do que o pedófilo fixado.

As pessoas que molestam crianças apresentam altos graus de psicopatologia (ALMEYER,2003).

Diagnóstico

A Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da OMS-Organização Mundial da Saúde, item F65.4, define a pedofilia como a preferência sexual por crianças quer se trate de meninos,meninas ou de crianças de um ou do outro sexo,geralmente pré-puberes.
O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th edition (DSM-IV), define uma pessoa como pedófila caso ela cumpra os três quesitos abaixo:

1 .Por um período de ao menos seis meses, a pessoa possui intensa atração sexual, fantasias sexuais ou outros comportamentos de caráter sexual por pessoas menores de 12 anos de idade ou que ainda não tenham entrado puberdade.

2. A pessoa decide por realizar seus desejos,

3. A pessoa possui mais do que 12 anos de idade e é no mínimo 5 anos mais velha do que a criança. Este critério não se aplica a indivíduos com 12-13 anos de idade ou mais, envolvidos em um relacionamento amoroso (namoro) com um indivíduo entre 17 e 20 anos de idade ou mais. Haja vista que nesta faixa etária sempre aconteceram e geralmente acontecem diversos relacionamentos entre adolescentes e adultos de idades diferentes. Namoro entre adolescentes e adultos não é considerado pedofilia por especialistas no assunto. (Exemplo: O namoro entre uma adolescente de 14 anos e um jovem de 18 anos)

Legislação

A pedofilia era tolerada ou ignorada em muitas legislações dos países, o que foi sendo paulatinamente modificado com a aprovação sucessiva de tratados internacionais, que culminaram com a aprovação, em 1989 pela ONU, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança , no artigo 19 que obriga aos estados a adoção de medidas que protejam a infância e adolescência do abuso, ameaça ou lesão à sua integridade sexual.
No Brasil, a lei brasileira não possui o tipo penal "pedofilia". Entretanto, a pedofilia, como contato sexual entre crianças e adultos, se enquadra juridicamente no crime de estupro de vulnerável ,art.217-A do Código Penal., com pena de oito a quinze anos de reclusão e considerados crimes hediondos.

Tratamento

Medicações antiandrogênicas como Depo Provera podem ser utilizadas para diminuir o nível de testosterona no paciente
Também certas terapias de controle como a castração química para inibir os desejos sexuais são alvo de críticas médicas, contudo é um método que mostra alguns bons resultados.
Pacientes com parafilias são notoriamente difíceis de ser tratados, pois negam peremptoriamente e afirmam que já não mais existe o problema para eles.. A grande maioria busca tratamento sob pressão para influenciar o juiz na sentença. E a expectativa do terapeuta deve ser modesta. Outro dilema freqüentemente encontrado em psicoterapia gira em torno da evitação de uma punição frente à atividade perversa do paciente. Grande parte de pacientes pedófilos tenta driblar o terapeuta pouco experiente,alegando vergonha,embaraço e humilhação A maioria dos Estados tem leis que exigem que um terapeuta quebre a confidencialidade caso a atividade pedófila seja revelada durante o tratamento psicológico.

Por Suely Bischoff Machado de Oliveira
Atibaia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.