terça-feira, 12 de maio de 2009

Botsuana quer circuncidar meio milhão para combater Aids

O governo de Botsuana, no sul da África, anunciou que pretende realizar cirurgias de circuncisão em 460 mil homens nos próximos cinco anos para tentar diminuir os casos de Aids no país.
O Ministério da Saúde se baseou em estudos realizados em vários países africanos, como África do Sul, Quênia e Uganda, que apontaram que os riscos de contaminação são até 50% menores em homens que já passaram pela intervenção.
Campanhas no rádio e na televisão tentam encorajar os homens a visitarem hospitais para realizar a circuncisão. Em 2007, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia recomendado o procedimento no combate à Aids.
Segundo a OMS, isso poderia evitar três milhões de mortes nos próximos 20 anos na África Subsaariana, onde vivem 25 milhões infectados, quase dois terços do total do planeta.

Eficácia
Mas a OMS ressalta que, embora a cirurgia seja eficaz para reduzir os riscos de contrair AIDS, ela não impede a contaminação.
Janet Mwambona, que comanda o projeto do Ministério da Saúde de Botsuana, reconhece que a medida, por si só, não é suficiente para frear a epidemia de Aids no país.
"Apesar de termos tido várias ações para combater o vírus HIV, continuamos com altas taxas de contaminação, o que significa que a mudança de comportamento das pessoas é o ponto central para resolver a questão", disse Mwambona.
Botsuana foi o primeiro país da África a disponibilizar medicamentos retrovirais no sistema público de saúde, mas mesmo assim não teve uma redução significativa nos casos de Aids. O país está entre os melhores do continente em quesitos como renda per capita e alfabetização, mas ainda sofre com uma grave epidemia do vírus HIV.
São 300 mil infectados, cerca de 15% da população. Entre os adultos, a taxa sobe para 24%, a segunda maior em todo o mundo, atrás apenas da Suazilândia, de acordo com dados das Nações Unidas.



BBC Brasil

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz após ter lido esta informação. Sou professor de história e leciono em escolas públicas de São Paulo. Tenho um blog no MySpace,no qual procuro deixar disponível para meus alunosalguns temas de trabalho em sala. Atualmente li o romance: "Agência nº. 1 de Mulheres Detetives", escrito por Alexander MacCall Smith - publicado em 2003 pela Cia. das Letras . O livro narra a trajetória da personagem Mma Ramotswe, de 35 anos de idade, que montou a primeira agência de detetives em Botsuana. O interessante deste livro é a forma como apresenta a História do povo africano no contexto dos anos 40 ao final dos anos 90. No meu MySpace trabalharei o Capítulo 02: Há Muitos e Muitos Anos, onde o pai da protagonista narra a sua vida e suas escolhas, tendo que ir para Jonnasburgo após o casamento, para trabalhar nas minas. O capítulo deste livro vai me ajudar no trabalho de ensinar sobre a África para os alunos, ainda mais no ano da copa. O artigo sobre esta forma de tentar evitar o alastramento da AIDS em Bostsuana é de suma importância para que o jovem conheça mais sobre a África e venha a fazer comparações de permanências e mudanças. A questão da AIDS não é só alarmante na África, como também entre os jovens, ainda mais com esse negócio do supervírus.
    Em breve teremos no meu Myspace o conteúdo de trabalho sobre o livro e a África. Agradeço muito pela ajuda com este artigo.
    Grande Abraço
    Prof. Eraldo Buldrini
    http://www.myspace.com/eraldo_prof
    e.mail: eraldoprof@gmail.com

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.