quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hoje é dia de vigília pela Amazônia

Hoje é dia de vigília pela Amazônia. Ela será assim: vão se reunir três comissões no Senado a partir do fim da tarde para ouvir representantes do movimento "Amazônia para Sempre", e mais organizações de defesa da Amazônia, cientistas e ambientalistas.
O movimento começou há mais de ano, quando os atores Christiane Torloni, Victor Fasano e Juca de Oliveira recolheram 1,1 milhão de assinaturas para entregar ao presidente Lula um pedido de proteção da Floresta Amazônica. Eles ainda não conseguiram audiência e vão fazer essa vigília no Senado.
A hora não podia ser mais apropriada: existem várias iniciativas no governo e no Congresso que ameaçam a Amazônia. Uma delas é da senadora Katia Abreu, da Confederação Nacional da Agricultura que é autora de projeto de lei que anula o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento.
A MP-422 autoriza o governo a passar para mãos privadas áreas de até 1,5 mil hectares sem licitação. A MP-458 quer legalizar áreas que foram griladas. Há 18 outros projetos de decreto legislativo ameaçadores.
Como se isso não bastasse, o BNDES tem aumentado a concessão de empréstimos para empresas do setor pecuário que enfrentam denúncias de desmatamento ilegal. O perigo aumenta, é hora mesmo de fazer uma vigília pela Amazônia.
Além do desmatamento, há uma preocupação com a emissão de gases do efeito estufa. É um problema imenso no Brasil. A destruição da Amazônia, o desmatamento e a queima da floresta são responsáveis por 70% de toda a emissão brasileira desses gases.

A principal razão pela qual o governo não consegue impedir o desmatamento é a falta de respeito à lei no país. Ela é generalizada na Amazônia.

Miriam Leitão


BOM DIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.