sexta-feira, 15 de maio de 2009

Rede de lanchonetes faz campanha que associa imagem do Rio a assaltos na Inglaterra

RIO - A nova campanha publicitária da rede americana Burger King veiculada na Inglaterra pode tirar muito carioca do sério. Entre os cartazes que divulgam a nova promoção está a seguinte frase: "One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you´re robbing us" (algo como "Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando"). De acordo com sites ingleses especializados em marketing, a idéia do cartaz é fazer uma brincadeira com a história do inglês Ronald Biggs, de 79 anos, que em 1963 participou do roubo do trem pagador britânico - conhecido como 'Great train robbery'. Biggs se refugiou no Rio de Janeiro, onde viveu por cerca de 30 anos, até retornar para a Inglaterra, em 2001. O vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, Glauco Lopes (PSDB), considerou a propaganda de mau gosto.
- Acho muito ruim fazer essa associação com a imagem do Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e está lutando pelas Olimpíadas de 2016. Não sei se a intenção é essa, mas a propaganda pode ser intepretada de várias maneiras, e isso prejudica o Rio - afirmou.
O deputado disse ainda que pretende propor que a comissão peça uma explicação à embaixada britânica no Brasil:
- Acho que cabe pedir um esclarecimento melhor sobre a campanha. É importante também que isso seja feito em conjunto com o município do Rio e a Riotur.
A campanha chamou a atenção do brasileiro Bruno Natal, que fotografou o cartaz para o seu blog:
"Tá brabo...Se bem que essa fama de terra sem lei, onde nada tem maiores consequências, na verdade não é só do Rio, é do país todo", escreveu.
Em entrevista ao GLOBO, Natal explicou que a foto foi tirada em Londres, na Shoreditch High Street, há menos de uma semana.
- O cartaz estava num abrigo de ônibus, e nem tinha Burguer King ali perto - contou
Procurados, representantes da rede Burger King em São Paulo informaram que apenas os responsáveis pela empresa na Europa poderiam falar sobre o assunto. A reportagem tentou contato com o escritório sediado na Suíça, mas até o fechamento da edição não obteve resposta. No ano passado, o presidente mundial da Burger King, John Chidsey, anunciou que iria investir R$ 50 milhões para abrir 44 novas lojas no país até o fim deste ano. No Rio, a rede anunciou mais duas lojas. Imagem do Rio será prejudicada pela campanha do Burger King?
Em fevereiro deste ano, uma r campanha publicitária da rede de lojas italiana Relish causou polêmica no Brasil e na Itália . Na Itália, as fotos que mostravam duas mulheres sendo revistadas de forma abusiva por homens vestidos como policiais militares em Ipanema, na Zona Sul do Rio, causou alvoroço em Nápoles, onde foi veiculada em outdoors. Organizações feministas e até a prefeitura da cidade se manifestaram contra as fotos. Já no Brasil, o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, repudiou veementemente a propaganda e disse que esse tipo de publicidade desrespeita não só a corporação da Polícia Militar como compromete a imagem do Rio de Janeiro. A PM considerou a campanha de mau gosto. O governador Sérgio Cabral, no entanto, considerou a polêmica uma tolice .
Em nota, a Relish divulgou se desculpando pela propaganda . A grife afirmou que "não teve intenção de transformar as fotos em um incidente diplomático entre Itália e Brasil", e disse que eles estavam arrependidos de terem causado uma reação negativa, reforçando que a campanha representava uma situação ficcional com falsos policiais, interpretados por dois atores usando falsos uniformes.



O Globo On Line

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