sábado, 16 de maio de 2009

IML recebe sangue de deputado que causou acidente com duas mortes em Curitiba

CURITIBA e SÃO PAULO - O Instituto Médico Legal (IML) do Paraná já está de posse da amostra de sangue do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB) colhida no momento em que ele deu entrada no pronto-socorro do Hospital Evangélico, pouco depois do acidente que causou a morte de duas pessoas em Curitiba. O material passará por exames de dosagem alcoólica para determinar se o parlamentar estava bêbado no momento da colisão, conforme afirmam testemunhas e o boletim médico do Corpo de Bombeiros.
Segundo o último boletim médico divulgado nesta sexta-feira pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Carli Filho foi operado durante 14 horas na última quinta-feira, para corrigir fraturas no crânio e na face. Ele voltou a ser internado na UTI para observação, até que seu quadro clínico seja considerado totalmente estável.
Nesta sexta-feira, a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná informou que pode instalar na segunda-feira o processo de cassação do mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar. Segundo Pedro Ivo Ilkiv (PT), presidente da Comissão, o início dos trabalhos depende apenas de um parecer jurídico da Corregedoria da Casa. Carli Filho é acusado de dirigir embriagado, dirigir em alta velocidade e causar acidente com a morte de dois jovens em Curitiba. Garçons disseram que o deputado deixou o restaurante onde jantou antes da colisão embriagado e que a mesa na qual estava consumiu quatro garrafas de vinho.
- Caracterizada a quebra de decoro, vamos atuar sem corporativismo, em cima da legalidade e em busca de justiça. A imagem dos políticos está como um todo abalada. Essa é mais uma a passar uma imagem ruim dos políticos e temos de agir com seriedade - afirmou Ilkiv.
Quatro partidos estão representados na Comissão de Ética da Assembléia Legislativa paranaense: PT, PSDB, DEM e PMDB, este último com dois representantes. Segundo Ilkiv, o pedido de cassação protocolado pelos advogados da família Yared, de um dos jovens mortos no acidente, foi encaminhado à Corregedoria, que na segunda-feira deve apresentar sua avaliação à Comissão de Ética e à Mesa Executiva. O PSB, partido do deputado, também já admite discutir sua expulsão.
- Não pode haver pre-julgamento. Vamos discutir, com base na análise jurídica, se o caso se encaixa ou não como quebra de decoro. Não há corporativismo nesta discussão - afirmou o deputado.
Os parlamentares paranaenses estão pressionados pela opinião pública. Eles estão recebendo centenas de e-mails e pedidos para que se posicionem a favor da cassação de Carli Filho.
Segundo informações do Portal RPC e da Gazeta do Povo, o advogado Elias Mattar Assad, que representa Gilmar e Cristhiane Yared, pais de Gilmar Rafael Souza Yared, protocolou ainda um pedido de revogação da licença de 60 dias que foi concedida ao deputado Carli Filho. Ele afirma que a licença só poderia ser dada se fosse votada em plenário e obtivesse a aprovação da maioria dos deputados. O advogado também pediu exames médicos que comprovem o estado de saúde do deputado e a necessidade da licença. "Como se está pondo em dúvida os boletins médicos divulgados até agora, estou requerendo a comprovação da saúde dele e cobrando respostas sobre o atropelo do regimento na licença que foi concedida."
Também começa a ser aventada a possibilidade de Carli Filho renunciar ao cargo, para evitar um processo de cassação e o desgaste político da Assembleia paranaense.


O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.