quarta-feira, 13 de maio de 2009

Computador é ferramenta didática em escola da zona rural

Localizada na zona rural de Rio Claro, a escola municipal professor Dennizard França Machado, em Batovi, ajuda os alunos a manterem os primeiros contatos com a informática.
Com supervisão de professores, o laboratório disponibiliza cinco computadores para serem usados pelos estudantes de todas as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
"A maioria dos alunos é de moradores de sítios e filhos de funcionários de olarias e cerâmicas sem acesso a computadores em casa", explica a diretora Edilene Loureiro Santo Antônio.
Incorporadas ao processo didático desenvolvido na escola, as atividades com os computadores acontecem cada dia com uma classe. Cada sala tem uma hora para utilizar os equipamentos.
Alunos do Pré I, II e III - na faixa etária dos quatro aos seis anos - são incentivados a brincarem com as cores, utilizando programas de edição de imagens e afins.
Além do aspecto lúdico, as brincadeiras com as crianças do Ensino Fundamental também têm o objetivo de desenvolver a coordenação motora das crianças.
Já os estudantes da primeira a quarta séries do Ensino Fundamental usam os equipamentos para atividades com números e exercícios simultâneos de uso da língua portuguesa e de digitação.
Mas também há espaço para brincadeiras ao computador no Ensino Fundamental, todas educativas, como o uso de computadores para disputas de jogo da memória e outros de viés didático.
"Com o uso da informática, os alunos demonstram ânimo e motivação", salienta a diretora da escola. "Alguns têm certa dificuldade inicial, o que é comum, mas experiência é muito válida".
A escola Professor Dennizard França Machado fica na avenida dois, número 19, em Batovi, e tem 102 alunos. Todas as classes funcionam no período da tarde.


Canal Rio Claro Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.