Uma criança de apenas um ano morreu no último fim de semana com suspeita de meningite, em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado. Segundo os médicos, a morte de Nicole Santos de Jesus foi provocada por meningite meningocócica. A família da menina diz que ela começou a sangrar pelo nariz e foi levada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Dois dias após apresentar os sintomas, Nicole morreu.
A meningite tipo C é a forma mais grave da doença, evolui rapidamente e pode causar a morte em algumas horas. É transmitida por uma bactéria levada pelo ar ou pelo contato com a pessoa doente.A doença é caracterizada por febre alta, náuseas e vômito, letargia, intolerância à luz e rigidez do pescoço. A prevenção é a vacina.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde da Bahia, dez casos de meningite foram confirmados em Vitória da Conquista nos primeiros meses deste ano, a maioria do tipo viral. De acordo com a secretaria, todos os pacientes são levados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.
A unidade de saúde é referência para os casos de meningite. Dois pacientes estão internados na área de isolamento do hospital, e segundo os médicos, passam bem.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos registrado em Conquista até o momento está dentro da média anual, que é de 23 casos. Em 2008, duas pessoas morreram com a doença. Este ano uma morte foi registrada.
O Globo On Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário