segunda-feira, 15 de junho de 2009

Homens estão mais propensos a sofrer e morrer de câncer


Estudo divulgado no Reino Unido mostra que homens têm até 70% mais chances de morrer de alguma forma da doença do que as mulheres. Causas podem estar no estilo de vida

Um relatório do National Cancer Network Intelligence (NCIN) e Cancer Research, do Reino Unido, mostra que os homens têm 40 por cento mais probabilidades de morrer de câncer do que as mulheres. Após excluir da análise cânceres como os de mama e de próstata (por incidirem apenas em um dos gêneros), os números aumentaram: pesquisadores descobriram que os homens têm quase 70 por cento mais probabilidades de morrer de câncer e 60 por cento mais probabilidade de desenvolver alguma forma da doença.
O relatório revelou que, em 2006, no Reino Unido, 293.601 pessoas tiveram algum tipo de câncer diagnosticado - 147.223 homens e 146.378 mulheres. Em 2007, houve 155.464 casos de morte por câncer - 80.907 em homens e 74.557 em mulheres. As taxas de mortalidade são 211,3 por 100.000 habitantes no sexo masculino e 153,1 por 100.000 no feminino.
O professor David Forman, do NCIN, afirma que, para algumas manifestações da doença, há razões biológicas conhecidas para aumentar os riscos em pessoas do sexo masculino. Segundo ele, uma das prováveis causas é que os homens têm uma tendência a ser menos conscientes com os fatores que podem desenvolver o câncer. "O que vemos, a partir deste relatório, poderia ser um reflexo dessa atitude, ou seja, os homens são menos propensos a fazer mudanças no seu estilo de vida”, diz Forman. Ele ainda destaca a resistência dos homens em procurar um médico. “Um diagnóstico tardio torna a doença mais difícil de se tratar." O professor Alan White, da Leeds Metropolitan University, concorda com Forman. "Os homens geralmente não são conscientes de que o tabagismo, o excesso de peso, o consumo exagerado de álcool e uma dieta pobre - aliados à história familiar - contribuem para o aumento do risco de desenvolver e morrer prematuramente de câncer”, afirma. Os pesquisadores, agora, querem encontrar uma maneira de aumentar a conscientização dos homens em relação aos fatores que aumentam a incidência de câncer. Uma das soluções encontradas é a divulgação por meio dos clubes de futebol, esporte preferido dos homens no Reino Unido. "Através de novas abordagens, esperamos aumentar a sensibilização para os sinais e sintomas do câncer, e incentivar os homens a procurar ajuda com os sintomas mais cedo”, diz White.



Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.