quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pré-escola aumenta em 32% as chances de aluno concluir ensino médio

Rio - Crianças que frequentam a pré-escola, até 3 anos, têm 32% a mais de chances de concluir o ensino médio, segundo dados divulgados na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ao defender os esforços que o país tem realizado para ampliar o número de creches, ele disse que se for mantido o número de matrículas efetuadas, o Brasil deverá ter a universalização da pré-escola ate 2014.

“Esse é um dado muito importante em termos de impacto. Por isso, temos que aumentar a rede física de creches públicas e a de creches conveniadas. Muitas vezes, a fotografia com o problema só é revelada quando a pessoa tem 15 anos, mas ele já existe desde os três ou aos seis anos”, disse Haddad. “Para mudar essa realidade, vamos ter que fazer o caminho de volta e pensar na pré-escola, na educação de zero a 3 anos e, sobretudo, na alfabetização”, afirmou ele, que participou nesta manhã da abertura da Conferência Global sobre Desenvolvimento na Primeira Infância.

A ampliação de investimentos na pré-escola também foi defendida pela secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin. Segundo ela, estudos apontam que medidas com esse objetivo permitem não apenas ganhos no desenvolvimento das crianças como reduzem gastos futuros que o Estado tem para recuperar deficiências educacionais que são reveladas ao longo da vida.

“Aqui no nosso município, por exemplo, temos 28 mil analfabetos funcionais entre os alunos do quarto, quinto e sexto ano do ensino fundamental. Além disso, mais de 40% das crianças matriculadas na rede pública precisam de reforço em matemática e mais de 25% em português”, comentou ela.A secretária também informou que o município pretende dobrar, nos próximos anos, o número de creches. Hoje, elas totalizam 251 instituições.

As informações são da Agência Brasil


O DIA ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.