quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Exame mostra pedaço de cateter 'esquecido' em coração de bebê no Mato Grosso do Sul


CAMPO GRANDE - O pedaço de um cateter foi esquecido dentro do coração de um bebê de sete meses de idade, no Mato Grosso do Sul. Enzo Antônio dos Santos Barbosa será submetido a cirurgia ainda esta semana para retirada do equipamento, colocado no Hospital Universitário depois que o menino nasceu e apresentou problemas cardíacos, há sete meses.
Nos primeiros dias de vida, o pequeno Enzo teve convulsões, pneumonia e problemas cardíacos, sendo necessária a implantação do cateter para salvar a vida do bebê. Em duas semanas, ele se recuperou e recebeu alta.
A mãe dele, Silvana Barbosa, descobriu o problema há poucos dias, quando levou o filho a um posto de saúde, por causa de um resfriado. Um raio x revelou que a criança tem um pedaço de 2,5 centímetros de cateter no coração. Agora, os pais querem saber por que o equipamento não foi totalmente retirado e quem são os responsáveis pela confusão.
- É grave. O cateter está introduzido em uma das veias do coração dele. É triste, só quem é mãe sabe a dor que estou passando - disse Silvana.
A chefe da pediatria do hospital, Aby Jane da Cruz Montes Moura, diz que o cateter deve ser retirado do corpo do paciente em até cinco dias. Mesmo assim, garante que, neste caso, não houve erro médico.
- Erro médico é quando você erra sabendo o que fez. O procedimento de passar o cateter foi devidamente feito. Na retirada do cateter, teve algum problema que não detectamos no momento - disse Aby.
O caso já está sendo analisado pelo Conselho Regional de Medicina. Para Antônio Carlos Bilo, presidente da entidade, é precipitado afirmar que houve erro.
- Não se pode falar em erro médico porque seria um pré-julgamento. O que houve vai ser esclarecido pelo conselho - disse Bilo.
A família denunciou o caso à Associação das Vítimas de Erro Médico, que acionou o Ministério Público Federal.
- Eu queria era que meu filho sarasse logo, que um médico viesse aqui e falasse "Pai, retiramos o cateter e seu filhos está bem". Se Deus quiser vai acontecer isso - afirmou o pai de Enzo, Evandro dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.