terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sexo: O mundo se une contra a AIDS

Crédito: Mark Weiss

Campanhas buscam combater a doença que cresce no interior do País

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. No mundo inteiro governos, empresas e celebridades promovem eventos e campanhas para a prevenção da infecção causada pelo vírus HIV. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 33,4 milhões de pessoas no mundo convivem com o vírus e, somente em 2008, estima-se que mais 2,7 milhões tenham sido infectadas.
No Brasil, os números são menores mas não menos alarmantes. Segundo dados de 2006 do Ministério da Saúde, o país tem cerca de 630 mil infectados. O que preocupa as autoridades é um novo dado, divulgado em setembro; enquanto o número de contaminação diminui nas grandes cidades, a incidência só faz crescer em municípios com menos de 50 mil habitantes. O motivo? A falta de prevenção.
Estamos cansados de ouvir que a melhor forma de se proteger contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, é o uso da camisinha. Mesmo assim, jovens de todo o país ainda se arriscam em relações sexuais sem o preservativo. "Às vezes não tem, ou atrapalha o clima na hora de pegar", conta Ana*, de 18 anos, "Mas só rola sem camisinha com namorado, com quem eu confio". E a jovem não está sozinha. Muitas pessoas usam apenas o anticoncepcional na hora do sexo, com o medo de uma gravidez indesejada. Nesses casos, a "confiança" é a única proteção contra as DSTs.
Vídeo do Programa Nacional de DST e AIDS Para conscientizar os jovens brasileiros, a grife Levi´s faz a segunda edição da campanha "69 com camisinha". A brincadeira vem do preço de uma camiseta comemorativa, que custa R$ 69 e vem com uma camisinha na etiqueta. O dinheiro arrecadado com a venda destas camisetas exclusivas será revertido para a Sociedade Viva Cazuza. O slogan não poderia ser melhor: "A gente espera que o resultado dessa campanha seja negativo".
O Ministério da Saúde não ficou para trás e ampliou a campanha de prevenção à AIDS para a Internet. Um site foi criado especialmente para esclarecer as dúvidas dos usuários e combater o preconceito contra os portadores do vírus HIV. Você ainda pode consultar a programação de eventos, ler as novidades sobre a doença e até participar da campanha, deixando um depoimento em vídeo, foto ou texto. Quem tiver Twitter, ainda pode seguir o perfil do Ministério. Mas todo este movimento de nada adiantará se a população não se concientizar do problema. O primeiro passo para combater a AIDS é usar camisinha. Para quem transou sem ou passou por alguma situação de risco, o melhor é tirar logo a dúvida. O teste é feito gratuitamente em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e podem ser anônimos. Quanto mais cedo o contágio for descoberto, maior é a expectativa de vida do soropositivo. Portanto, não se esconda. Faça o exame!

* Nome fictício, para preservar a identidade do entrevistado.

Rudolf Ritter

ObaOba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.