sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Médicos retiram pedaço de catéter de coração de bebê


Pedaço foi deixado no coração do menino há sete meses e foi descoberto em exame de raios-X

Terminou há pouco o procedimento de retirada de um pedaço de catéter do coração de Enzo Antônio dos Santos Barbosa, de sete meses de idade. O processo de acesso vascular, feito na Santa Casa, estava previsto para durar cerca de duas horas, mas o equipamento foi retirado, com sucesso, em aproximadamente trinta minutos.
Inicialmente, acreditava-se que foi deixado um pedaço de 2,5 centímetros, mas foi encontrado um de 6 centímetros. O pediatra neonatologista José Mendes de Carvalho Filho, explica que a medida não foi uma cirurgia, mas um cateterismo de veia umbilical: o catéter, introduzido por meio de uma veia, 'pinçou' o pedaço que estava no coração.
Mendes ainda não viu o bebê, mas diz que geralmente, em processos de acesso vascular, o paciente recebe alta depois de 36 a 48 horas. Nesse tempo, é observado se há alguma alteração, por se tratar de um procedimento extremamente invasivo.
O pedaço do catéter foi descoberto há alguns dias, quando a mãe levou o menino a um posto de saúde por conta de uma gripe e o exame de raios-x detectou o material. O equipamento foi colocado quando o menino nasceu pois apresentou problemas cardíacos, mas deveria ter sido retirado integralmente.
A chefe da pediatria do hospital, Aby Jane da Cruz Montes Moura garante que, neste caso, não houve erro médico. "Na retirada do cateter, teve algum problema que não detectamos no momento", disse ela. (atualizada às 13h52 para retificação de informação).


TV Morena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.