segunda-feira, 5 de abril de 2010

6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física


Dia 05 de abril de 2007.

Se você estava procurando uma oportunidade para dar início aos seus 30 minutos de atividades físicas diárias, já o encontrou. No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.O principal objetivo da criação desta data é a prevenção do sedentarismo por parte da OMS, através do incentivo à prática de exercícios físicos em locais públicos. Este ano o tema da campanha mundial é Atividade Física no Local de Trabalho, que deve concentrar atividades entre os dias 1o. e 10 de abril.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das pessoas, em todo o mundo, são sedentárias e mais propícias a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Para o Dr. Ricardo Munir Nahas, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, o sedentarismo deve ser considerado como o “mal do século”. Ele diz que as facilidades da vida moderna – como o uso da internet, controles remotos, eletrodomésticos, carros automáticos e vidros elétricos – estimulam o sedentarismo da população.

Campanha para Especialistas
Há pouco mais de um ano, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) realiza uma campanha nacional chamada “E Você?”.
É uma iniciativa que tem o apoio de sociedades médicas, inclusive da ABESO, voltada para os profissionais de saúde associados visando uma melhora na qualidade de vida deles através da prática de exercícios.
Tudo começou com uma pesquisa realizada pelo site da entidade, na qual o médico deveria responder sobre a freqüência de prática de atividade física e quantas vezes indicava que o seu paciente o fizesse. Os especialistas ainda tiveram calculados o IMC e enviaram sugestões para estimular os seus colegas.
O estímulo da atividade física é inerente entre os especialistas. Fala-se que 30 minutos diários de intensidade moderada é o suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentária. Essa meia hora pode ser dividida em três períodos de 10 minutos cada. Poucos minutos que fazem à diferença. O que você está esperando? Se já acabou de ler a reportagem, desligue o computador e boa caminhada.

Barbará Bezerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.