sábado, 10 de abril de 2010

Criança de 10 anos que está grávida internou-se para fazer aborto


Menina vinha sendo abusada sexualmente pelo padrasto há 2 anos; a unidade é referência na rede pública estadual de saúde para os casos de aborto previstos em lei

A criança de que vinha sendo abusada sexualmente pelo padrasto nos últimos dois anos foi internada na tarde desta sexta-feira (9) no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada fazer um aborto legal.
A unidade é referência na rede pública estadual de saúde para os casos de aborto previstos em lei. O atendimento à criança está sendo prestado por uma equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
“Não é um procedimento de risco, é um procedimento tranqüilo, é o que usamos conforme protocolo do Ministério da Saúde. A recuperação é tranqüila, por volta de 24h ou 48h a paciente é liberada”, informou Fátima Maia, diretora do Cisam.
O aborto é previsto em casos de estupro, como o dela. Ela e a mãe passaram a manhã quase toda no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
“Serão feitos os encaminhamento para ser realizado o procedimento e a gente vai acompanhar para que nenhum direito dessa menina seja violado”, declarou o conselheiro tutelar Eduarte Fabrício.
A advogada do Centro, Aline Tavares , disse que a menina, 10 anos, está recebendo assistência nas áreas jurídica, psicológica e social, e que a criança está muito abatida: “a criança se apresenta bastante fragilizada, com muita dificuldade de verbalização, de passar informações básicas, como o nome. A gente pede essa solidariedade por parte da sociedade e garantir a proteção dela”.
Os abusos sexuais aconteciam dentro de casa. A mãe, que é empregada doméstica, passa o dia fora de casa – momento que o padrasto aproveitava para cometer o crime. Ela foi identificada com gravidez de quatro meses, e os médicos não sabem informar se ela prejudicará a saúde da menor. A gravidez foi constatada na manhã da última quinta-feira (8), após uma ultrassonografia que foi realizada depois da criança reclamar de dores de estômago.


pe360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.