sexta-feira, 9 de abril de 2010

Infância de pequenos brasileiros se perde nos lixões



São crianças que acordam muito antes de o sol nascer para garimpar o que sobrou de comida, vivem longe da escola e são vítimas de violência e exploração.

A vida de Renata da Silva, de 21 anos, é uma correria. Ela tem três filhos para criar e está com dois meses de gravidez. A caçula, Jenifer, de apenas 1 ano, reclama da água fria do banho de lata.
A casa de poucos móveis e nenhum conforto é muito pequena. A família sobrevive do que cata no lixo. As roupas, os brinquedos e até os óculos que fazem a felicidade de Maria foram jogados fora.
Todos os dias a família tem uma rotina dura para cumprir. Renata e as três crianças vão juntas procurar as sobras no lixo. A carroça, puxada pelo jegue, é o transporte. E lá vão eles, sacolejando de rua em rua. As crianças se equilibram. Maria, de 4 anos, é a mais velha e tenta segurar os irmãos menores.
Renata tem pressa. A concorrência de catadores em Arco Verde, no sertão de Pernambuco, é grande. Ela não para nem para amamentar a bebê.
Maria também trabalha. A menina aprendeu muito cedo a revirar os sacos de lixo à procura do que precisa. A comida que a pequena catadora encontra logo é divida com os irmãos.
“Elas começam a comer, gostam. A gente é acostumada assim. Muita coisa que a gente acha no lixo as crianças comem. Elas são muito novinhas, mas a gente só pode criar assim, não tenho com quem deixar, tenho que levar para onde for”, conforma-se Renata.
Maria, tão pequena, também vai aprendendo a retirar a sobrevivência do lixo. “Meu sonho é que esse não seja o futuro para ela. Mas é o único jeito, é nossa sobrevivência”, diz a mãe.
A vida não reserva muitas escolhas para as crianças que vivem do lixo. Perto do trabalho, longe da escola, elas deixam de preparar o futuro.

Perpetuam um ciclo de miséria e de exclusão.
A história de Maria Iane e Ana Carla, duas adolescentes que encontramos no antigo lixão de Arco Verde cinco anos atrás, é o retrato triste de um drama que se repete. Longe das montanhas de lixo, em casa, Maria Iane se emocionou ao nos revelar o sonho que tinha: “Queria ser secretária”.
A menina catadora não realizou o sonho. O trabalho impediu que Maria Iane terminasse os estudos. Hoje, com 21 anos, ela é a mãe dedicada de duas crianças. Não tem emprego. “Eu não tenho nada, tudo o que tenho me deram”, diz.
Duas filhas, grávida, Ana Carla também teve a vida marcada pelo trabalho no lixo. Virou catadora, assim como a mãe e a avó. “Deixamos de estudar para ir para o lixo, catar para ajudar a mãe da gente, para colocar alguma coisa dentro de casa para comer. Hoje não tenho estudo, sei ler, mas pouco. Nos serviços que arrumo, as pessoas querem com primeiro grau, não cheguei a fazer. A vida é essa mesmo: vou catar lixo, se não morrer de fome. Minha vida era para ser outra, olha o que aconteceu comigo. Sou catadora, desde pequena e vivo ainda catando”, conta.
No Brasil, a entrada no mercado de trabalho só é permitida a partir dos 16 anos. Mas, na prática, é muito diferente. Existe uma tolerância com esse pesadelo imposto às crianças. Não é possível nem saber a dimensão exata do problema. Não existem estatísticas oficiais sobre a quantidade de crianças catadoras de lixo no país.
Os especialistas estimam que a situação é mais dramática no Nordeste. No lixão de Maceió, em Alagoas, atrás de cada caminhão que chega, começa uma corrida degradante pela sobrevivência. Adultos, crianças e adolescentes disputam os restos. O gancho é o equipamento de trabalho no triste garimpo dos catadores.
Nas montanhas de lixo, vários dramas se encontram. “Tenho 15 anos. Estou aqui para dar de comida à minha mãe, depois que mataram meu pai. Eu trabalho o dia todo, até de noite. Das 5h às 22h, 23h”, diz um adolescente.
No lixo, o perigo está sempre por perto: seringas, cacos de vidro, arames, comida estragada. Tudo o que não serve para mais nada é jogado fora. Os pequenos catadores disputam como um troféu os frangos estragados.
“Tem frango que já tem um ou dois dias que está morto. Eles dizem que não é para comer, que é para dar para os cães, os porcos. Eu fico triste de ver tanta gente jogada no lixo, trabalhando, recolhendo objetos que não têm mais serventia para nada, só que para eles têm algum valor”, observa um caminhoneiro.
Crianças vulneráveis a doenças, ferimentos, infecções, vivendo sem direito a higiene, saúde, educação. A infância é tratada como lixo.
“A missão para erradicar o trabalho infantil em lixões no país, em primeiro lugar, se deve à autoridade municipal. Ele não deve permitir que o administrador do aterro tenha a presença de crianças entre aquelas pessoas que fazem a reciclagem. Em segundo lugar, das famílias. As famílias têm que ter a consciência de que lixão não é lugar de criança. Se você é cidadão responsável e se omite, se furta o dever de denunciar uma criança que está em situação de trabalho infantil no, lixo, você também está contribuindo para a violação do direito dessa criança e desse adolescente”, afirma um especialista.

BEATRIZ CASTRO
Arcoverde, PE


Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.