segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gripe A: terceira etapa de vacinação começa hoje


Hoje o Grande ABC dá largada para a terceira etapa da campanha de imunização contra a gripe suína (H1N1). A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é de que 475 mil jovens com idades entre 20 e 29 anos compareçam aos postos de Saúde da região para tomar a vacina até o dia 23.
Dados das principais prefeituras da região (Mauá e Rio Grande da Serra não responderam ao Diário) mostram que cerca de 108 mil pessoas já foram imunizadas, entre profissionais da Saúde, gestantes, crianças menores de 2 anos, doentes crônicos e indígenas. Por orientação do Ministério da Saúde, estes segmentos continuam a vacinação até o dia 23.
Os grupos a serem imunizados foram definidos pelo governo federal de acordo com faixas de maior incidência da doença, que estourou no inverno do ano passado. Para 2010, o número de vacinas é limitado - de aproximadamente 90 milhões de doses.
A vacinação foi dividida em trabalhadores de Saúde, doentes crônicos, crianças de 6 meses a 2 anos, pessoas de 20 a 29 anos e gestantes. O Ministério da Saúde também indicou uma nova faixa etária, depois de iniciada a campanha, a de pessoas entre 30 a 39 anos, que devem ser imunizadas entre 10 e 21 de maio.
Para se vacinar é preciso estar numa das faixas de risco indicadas pela Pasta e apresentar no posto de Saúde o RG e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contraindicado a quem tem alergia a ovo.
Os postos de Saúde vão funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Excepcionalmente no sábado, as unidades ficarão abertas no mesmo horário para que a população conte com mais um dia para a imunização da faixa entre 20 e 29 anos.
Em Santo André, a Secretaria Municipal de Saúde vai montar postos de vacinação em dois locais: das 18h às 21h, equipes permanecerão no terminal da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na passagem subterrânea entre as plataformas 2 e 4; as doses também serão aplicadas no túnel próximo à bilheteria e plataforma H da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no mesmo horário.
O cronograma de vacinação prorrogou até 23 de abril a segunda etapa de imunização para doentes crônicos e crianças menores de 2 anos, e até 21 de maio exclusivamente para gestantes. Pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas devem se programar para comparecer aos postos de vacinação entre os dias 24 de abril e 7 de maio.

Região - São Bernardo, Santo André, São Caetano e Diadema registraram 46 mortes por gripe suína no ano passado.
A Prefeitura de Santo André estima que mais de 9.500 pessoas, entre gestantes, crianças menores de 2 anos e doentes crônicos receberam a imunização na cidade. Na segunda etapa, foram vacinados mais de 13 mil doentes crônicos, 7.900 crianças menores de 2 anos e 3.300 gestantes.
Em São Bernardo se protegeram da gripe suína 8.648 profissionais de Saúde, 4.470 grávidas, 19.814 doentes crônicos menores de 60 anos e 10.624 crianças de até 2 anos.
Em São Caetano foram vacinados 11.915 munícipes, sendo 1.870 gestantes, 1.818 crianças, 4.936 profissionais de Saúde, 3.290 do grupo de risco e um índio. Diadema imunizou 11.380 pessoas nas duas primeiras etapas e Ribeirão Pires somou 5.993 vacinados.

Jovens oferecem resistência a vacinar-se

A terceira etapa de imunização da gripe suína vacinará adultos com idades entre 20 e 29 anos, abrangendo o maior dos públicos-alvo definidos pelo governo, que significa 18% da população do Grande ABC e atende justamente a faixa etária que oferece maior resistência à adesão em campanhas de imunização, já que são jovens sem doenças crônicas, sem grandes preocupações com saúde; normalmente estudantes ou funcionários em início de carreira, que trabalham muito e têm pouco tempo disponível.
É o caso da assistente de departamento financeiro Erica de Souza Júlio, 25 anos, que se divide entre trabalho e estudos e conta com pouco tempo para se dedicar à saúde. "Fui lembrada da campanha por colegas de trabalho, e vamos nos preparar para a imunização no horário de almoço", contou.
A estudante aproveitou para falar sobre a importância da vacinação entre sua faixa etária. "Algumas pessoas não estão dando a devida importância à imunização, e outras se assustam com a novidade e o medo de adquirir algum efeito colateral com a vacina."
Para quem ainda tem dúvidas sobre a imunização, o infectologista Juvêncio Furtado, da Faculdade de Medicina do ABC, é categórico ao afirmar que não há motivos para ter medo. "A vacina da gripe suína é tão segura quanto a vacina da gripe comum. Apenas o novo vírus é que foi inserido para produzir a imunização", detalhou o infectologista. A única contraindicação é para pessoas com alergia a ovo de galinha.
Na vacinação contra a gripe suína, a meta é atingir 80% dos grupos de maior risco - caso dos adultos de 20 a 29 anos. A intenção do Ministério da Saúde não é evitar a transmissão, já que o vírus está disseminado globalmente desde o ano passado, mas evitar mortes provocadas pela doença.
O medo de uma nova epidemia fez com que Erica de Souza Julio incorporasse hábitos que adquiriu no ano passado, como manter as mãos higienizadas com álcool em gel, evitar locais aglomerados. "Tive muito medo de qualquer resfriado fosse sintoma de gripe suína. Neste ano, com a vacinação, ficarei mais tranquila", concluiu a estudante.
Nesta fase, 7,3 milhões de paulistas serão imunizados
A Secretaria Estadual de Saúde estima que 7,3 milhões de paulistas entre 20 e 29 anos receberão a imunização contra a gripe suína. Só na Capital, são quase 2 milhões de pessoas. No Brasil a faixa etária representa 35,1 milhões de pessoas.
A campanha começou no dia 8 com vacinação de profissionais de Saúde e a população indígena e, desde o dia 22, gestantes, crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e os portadores de doenças crônicas.
Vale lembrar que as crianças deverão ser levadas novamente aos postos 30 dias após serem vacinadas, para receber a segunda dose.
A vacina é injetável, e a resposta máxima de anticorpos pode ser observada entre o 14º e o 21º dia após a imunização."É importante que as pessoas procurem os postos de Saúde e se protejam do vírus da gripe A com a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas no Estado, haverá menos circulação do vírus H1N1 e menor o número de casos graves no próximo inverno", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata
Eliane de Souza
Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.