sexta-feira, 26 de junho de 2009

Parentes de Neda são expulsos de casa, dizem vizinhos

RIO - A família de Neda Agha Soltan, a mulher iraniana morta no sábado durante protestos e cujo as imagens da morte circularam no mundo pela internet , vive um segundo pesadelo. Segundo seus vizinhos, a polícia os obrigou a deixar seu apartamento na rua Meshkini, na região Leste de Teerã, informa o jornal britânico "The Guardian". Na quinta-feira, o médico iraniano que socorreu a jovem, Arash Hejazi, acusou membros da milícia pró-governo Basj pela morte da jovem que se tornou ícone das manifestações contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
A polícia nunca entregou o corpo a seus parentes, forçou o cancelamento de suas homenagens, e a enterrou sem que a família fosse informada. "Só sabemos que foram obrigados a deixar o apartamento".
Imagens mostram Neda caminhando por Teerã
Blogueiro conta como recebeu e divulgou vídeo do momento da morte de Neda
- Nós ouvimos um tiro. Neda estava a um metro de mim. Eu me virei e sangue jorrando do peito dela - disse Arash. - Corremos em direção a ela e a deitamos no chão. Eu vi o ferimento pouco abaixo do pescoço.
O governo divulgou uma propaganda, na qual assegura que Neda foi assassinada pelos manifestantes que protestam contra o resultado das eleições presidenciais. O jornal pró-governo "Java" vai mais longe e acusa a "BBC" e seu correspondente expulso do país. Jon Leyne, que "contratar criminosos" para dispararem contra a jovem e poderem filmar sua morte.
Neda morreu na noite de sábado próximo do local onde ocorreram os confrontos entre manifestantes e milicianos. A imagem de sua morte virou símbolo mundial dos protestos.
- Há medo. Não temos tido um minuto de tranquilidade há vários dias. Ninguém teve permissão para consolar a família. Estão sós e sua filha está morta. Não posso imaginar o quão doloroso deve ser para eles. Seus amigos vieram, mas a polícia não permitiu a entrada, dispersou alguns e deteve outros - disse um vizinho.


O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.