quarta-feira, 24 de junho de 2009

Médico amigo de Paulo Coelho consegue fugir do Irã após socorrer Neda

RIO - O escritor brasileiro Paulo Coelho, que foi a público informar que um dos homens vistos ao lado da iraniana Neda era seu melhor amigo iraniano, afirma nesta quarta-feira que seu colega conseguiu deixar o Irã hoje e chegou em segurança a Londres. O escritor e o médico começaram a trocar mensagens no domingo, quando a imagem da morte da mulher ficou conhecida em todo o mundo.
Sem revelar o nome do amigo, o escritor falou ao site do GLOBO na terça-feira, pedindo que a imprensa esperasse algumas horas, pois Arash - nome hoje divulgado - tentaria na manhã desta quarta-feira fugir do país.
"Ele está tentando sair do Irã neste momento", disse.
Arash pede ao amigo que não divulgue seu nome até às 14h (10h em Brasília), pois isso poderia prejudicar sua fuga. O escritor então prometeu que na tarde de hoje (em Londres), informaria o nome do colega juntamente com a informação de sua chegada ao Reino Unido ou possível sumiço.
"Se nao tiver noticias até 14h, eu vou dar a entrevista".
Abaixo, a troca de e-mails entre o brasileiro e o iraniano nos últimos dias:

Domingo
21 23h11m

Querido Arash,
Eu preciso saber onde você está, se as coisas que estou vendo/lendo são verdadeiras. Então, eu posso tomar uma posição - dependendo do seu informe, é claro.
Amor
Paulo


Segunda
22 2h05m

Querido Paulo,
Eu estou agora em Teerã. O vídeo do assassinato de Neda foi gravado por meu amigo, e você pode me reconhecer no vídeo. Eu era o médico que tentou salvá-la e falhou. Ela morreu em meus braços. Estou escrevendo com lágrimas nos meus olhos. Por favor, não mencione meu nome. Eu vou te contactar com mais detalhes em breve
Amor
Arash

Segunda

22 17:46

Querido Arash
Até agora, nenhuma notícia de você. Depois que publiquei o vídeo no meu blog, parece que ele se espalhou pelo mundo, incluindo posts no New York Times, Guardian, National Review, etc.
Portanto, minha preocupação agora é com você. Você PRECISA responder este mail, dizendo que está tudo bem e o nome da pessoa com quem passamos juntos a véspera do Ano Novo em 2001, apenas para ter certeza que é realmente você que está respondendo ao e-mail. Eu não comprei essa pessoa da CNN respondendo o seu celular.
Se você não fizer isso, posso vazar o seu nome para a imprensa, para te proteger - visibilidade é a única proteção neste ponto. Eu sei disso porque eu sou ex-prisioneiro da consciência. Se eu fizer isso, a não ser que você me instrua ao contrário, vou parar de te pressionar por agora. Minha maior preocupação é com você e sua família.
Love
Paulo
P.S. - há vários amigos confiáveis em cópia oculta aqui


Terça,
Junho 23, 2009
1h35m

Querido Paulo
Está tudo bem por agora. Não estou ficando em casa. Não sei nada sobre a CNN. O nome do amigo era Frederick
Amor
Arash

Terça,
Junho 23, 2009
1h37m
Querido Paulo,
Tentando sair do país amanhã de manhã. Se eu não chegar em Londres ás duas da tarde, alguma coisa aconteceu comigo. Até lá, espere.
Minha esposa e filho estão em (editado). O telefone deles (editado) O email dela (editado)
Por favor, espere até amanhã. Se alguma coisa acontecer comigo, por favor, tome conta de (nome da esposa) e (nome do filho), ele estão lá, sozinhos, e não tem mais ninguém no mundo.
Muito amor, foi uma honra ter você como amigo
Arash

Quarta,
24 de junho, 2009
13h55m

Arash aterrissou em Londres



O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.