terça-feira, 16 de junho de 2009

Secretaria combaterá exploração sexual em Parintins

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) promove, nesta terça-feira (16) e amanhã (17), no Centro de Convivência do Idoso, no município Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, a I Oficina da Ação de Enfrentamento à Exploração Sexual e o Trabalho Infantil.
A iniciativa faz parte da Campanha de Combate a Exploração Sexual que será lançada no dia 23, e se estenderá durante o Festival Folclórico da Ilha Tupinabarana.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a exploração sexual só perde em lucratividade para o tráfico de drogas e o contrabando de armas.
De acordo com a secretária da Seas, Regina Fernandes, o objetivo da ação é conscientizar a população e, principalmente, os turistas, que visitam o município nesta época do ano, sobre os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, 190 (Polícia Militar) e os Conselhos Tutelares.
Nos dois dias de oficina, a psicóloga do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Seas, Jaqueline Figueiredo e a assistente social da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e o Adolescente (DPCA), Socorro Cavalcante, vão ministrar palestras mostrando os tipos de exploração sexual e o trabalho infantil, além da responsabilidade da sociedade e do setor empresarial.
A secretária da Seas informou que, na oficina, campanha vai envolver mais de 150 pessoas, entre lideranças comunitárias, mototáxistas, conselheiros tutelares, voluntários de universidades e donos de hotéis, bares e restaurantes. “O objetivo é despertar a atenção e conscientizar o público sobre a importância de denunciar crimes de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Regina Fernandes.
A psicóloga Jaqueline Figueiredo, explicou que, no lançamento da campanha, a Seas vai promover uma carreata pelas principais ruas de Parintins, com a participação de crianças e adolescentes dos projetos sociais dos bois Garantido e Caprichoso, além dos jovens dos inseridos nos programas da prefeitura.
- Vamos distribuir 1 mil ventarolas com informações dos canais de denúncias e 5 mil adesivos de carros, disse.
Jaqueline lembrou que a Campanha de Combate a Exploração Sexual e do Trabalho Infantil de Crianças e Adolescentes também vai funcionar em Manaus, nos dias 24, 25 e 25.
- A Seas vai distribuir material gráfico nas embarcações que deixam o porto Manaus Moderna e o rodoway, nos três dias que antecedem o festival. A orientação do governo do Estado é, também, conscientizar a população a população de Manaus, disse.



Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.