quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ao som de saxofone, pai de Rafael encerra missa de 7º dia do filho



Filho da atriz Cissa Guimarães morreu atropelado na terça-feira passada.
Polícia fez nesta madrugada uma reconstituição do acidente.

A missa de sétimo dia de Rafael Mascarenhas, de 18 anos, filho da atriz Cissa Guimarães com o músico Raul Mascarenhas, foi encerrada na noite desta terça-feira (27) com o pai do jovem, que morreu atropelado na semana passada, tocando uma música que fez para o filho ao saxofone.
Esse sax era dele, eu mesmo mandei pra ele, mas ele escolheu outro instrumento (Rafael tocava guitarra). Que o meu anjo esteja no céu. É muita emoção, muita dor. Eu agradeço todo o apoio. É duro", disse Raul já do lado de fora da igreja.
A saída dos convidados da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi ao som da música "Canção da América", de Milton Nascimento.
Entre os presentes estavam os atores Carolina Dieckman, Rodolfo Bottini, Antônio Grassi, Patricia Pillar, Patrycia Travassos, Lilia Cabral, Teresa Seiblitz, Samara Filippo, Ana Beatriz Nogueira, Marieta Severo, Renata Sorrah e Bel Kutner.
"Foi emocionante, reconfortante e muito triste também. Acho que esta deve ser a maior dor do mundo", disse, chorando, a atriz Zezé Motta.



Também muito emocionada, a atriz Maitê Proença destacou que o momento agora é dos pequenos gestos. "Um carinho, um afago, uma palavra... é assim que se leva. Tinha um milhão de amigos da Cissa na cerimônia. É muita gente que quer se manifestar. E ela recebeu esse conforto. Foi muito bonito".
Lucinha Araújo, mãe do cantor e compositor Cazuza — morto em 7 de julho de 1990, em consequência de complicações por causa da aids — também prestou solidadiedade à Cissa Guimarães.
"A única coisa que eu tenho a dizer é que duas décadas não mudam nada. Daqui a 20 anos a dor vai ser igual. Só quem perdeu um filho, entende", destacou Lucinha, que conversou com a atriz pouco depois da missa.
"Cissa perguntou: 'Como é que você aguentou? Me conta!' E eu respondi: 'Eu não aguentei'. Depois ela me pediu: 'Vai na minha casa todos os dias?' E eu respondi que sim. Por covardia, não estava querendo ir, mas mudei de ideia", contou Lucinha.
Durante a cerimônia, os irmãos João e Thomaz Velho também fizeram homenagens. “Estive no Leblon e lembrei de você. O Rio não é mais o mesmo sem você. Estou aprendendo muito com esse vazio que ficou. Que onde você estiver tenha carinho, amparo, amor e música, porque a música aqui agora é o silêncio”, disse emocionado Thomaz.
Durante a missa, os irmãos do jovem leram uma prece e foram distribuídos santinhos com a foto de Rafael e a mensagem "Amor, Rafa". “Prometo que vou tomar muito vento na cara por você, prometo cuidar da mamãe por aqui. Se cuida aí cara”, continuou Thomaz.
João Velho começou o discurso pedindo desculpas por não ter conseguido escrever nada, mas logo lembrou de um momento ao lado do irmão: “Eu sempre chamava ele de ‘prego’, e ele levava isso a sério. Rafael, você é um homem sábio, maravilhoso. Você é a ovelha branca da família”.
A atriz Cissa Guimarães chegou pouco depois das 19h. Ao longo da missa, ela recebeu abraços e o carinho de amigos e parentes. A atriz chorou abraçada a cantora Fafá de Belém, mãe de Mariana Belém, que era irmã por parte de pai de Rafael.
O caçula da atriz, filho do saxofonista Raul Mascarenhas, morreu atropelado na madrugada do dia 20 quando andava de skate com amigos no Túnel Acústico, que estava com trecho interditado para manutenção naquela madrugada.

Investigações
De acordo com a delegada-titular da 15ª DP (Gávea), Bárbara Lomba, um dos dois jovens que estavam com Rafael teria contado que dois carros estavam em um "pega" dentro do túnel, trafegando em alta velocidade. O Siena preto que atingiu Rafael Mascarenhas estaria com os faróis apagados, segundo ele.
Rafael Bussamra, que confessou ter atropelado o jovem, e o motorista do outro carro negaram que estivessem em alta velocidade. Na madrugada desta terça-feira (27), seis envolvidos no caso participaram de uma reconstituição do atropelamento. O trabalho nos túneis Acústico e Zuzu Angel, que ligam a Gávea a São Conrado, na Zona Sul do Rio, durou mais de cinco horas.
Além de Rafael Bussamra, os três rapazes que estavam com ele e dois amigos do músico, ambos skatistas, participaram da reprodução simulada. Dois irmãos do músico também acompanharam as investigações.

PMs são acusados de propina
Os policiais militares que interceptaram o motorista envolvido no atropelamento do músico e o liberaram não foram chamados para participar da reconstituição. Eles são suspeitos de cobrar R$ 10 mil de propina.
Em depoimento, Roberto Bussamra, pai de Rafael Bussamra, contou que o filho foi coagido a pagar propina para os policiais. Segundo a delegada Bárbara Lomba, a investigação sobre a propina paga aos policiais ficará a cargo da Polícia Militar, que já está apurando os fatos.

Advogado diz que atropelador pediu socorro
O advogado de Rafael Bussamra disse na segunda-feira (26) que seu cliente parou para prestar socorro após o acidente. Segundo Spencer Levy, foi nesse momento que os policias militares Marcelo Leal e Marcelo Bigon chegaram ao local do acidente, dentro do Túnel Acústico.
“Os PMs encostaram ao lado do carro do Rafael dizendo que ele tinha que ir para a delegacia. Os policiais nem se preocuparam em saber como estava o Rafael Mascarenhas”, contou Levy. “Os PMs falaram: ‘Você já ligou e o socorro está vindo. Agora, temos que ir para a DP’”, complementou o advogado.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.