terça-feira, 27 de julho de 2010

Consumo de álcool no Brasil começa aos 12 anos e meio



Pesquisa mostra que hábito de beber começa em casa

O consumo de álcool é um assunto que envolve desde festas e comemorações ao perigo do abuso. Isso porque metade dos brasileiros admite beber com regularidade, independente da lei que só permite a venda de bebidas alcoólicas para maiores de 18 anos.
O hábito costuma começar em casa, muitas vezes estimulado pelos próprios pais ou irmãos mais velhos. E quando chega a adolescência, período repleto de mudanças físicas e emocionais, a bebida é uma forma de ter novas experiências e testar limites.
A prova deste contato estreito com a bebida está num levantamento feito por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que revela que a idade média para começar a beber no Brasil é de 12 anos e meio.
A reportagem do Jornal da Record entrou no setor de bebidas de um supermercado em São Paulo e flagrou com uma câmera escondida como adolescentes escolhem bebidas e até dão dicas sobre a compra.
Veja também a equipe infiltrada em uma casa noturna frequentada por adolescentes, muitos deles menores, onde se compra bebida alcoólica sem dificuldade.
Segundo médicos consultados pela reportagem, o problema em começar a beber muito cedo é que aos 21 anos o cérebro ainda está em desenvolvimento. Além disso, o álcool pode trazer consequências como redução da capacidade de raciocínio e memória e dificuldade de concentração.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.