sexta-feira, 30 de julho de 2010

Professor usa a ciência para modificar a realidade de muitos adolescentes carentes



A falta de estrutura econômica do Brasil e os problemas sociais decorrentes dela são os principais causadores de um cenário, no qual os menos favorecidos perdem grandes oportunidades. O país seguiria com base nesta mesma fórmula se não fosse por brasileiros especiais, engajados em mudar a realidade. No Rio de Janeiro, o médico e professor Leopoldo de Meis se encarrega desta missão, desde 1990. Ele cria chances para adolescentes de baixa renda entrarem em contato com atividades científicas. Acreditando no potencial dessas pessoas, ele idealizou o projeto Jovens Talentosos.
“Me ocorreu que, dentro do Brasil, tem tantos jovens por esses morros afora, por esse interior afora, tanto Picasso, tanto Albert Einstein, tantos Prêmios Nobel perdidos. O problema é tentar pescá-los e puxar. É uma questão de estatística”, conta Leopoldo.
A iniciativa pretendia atrair talentos precoces e despertar neles o interesse pela ciência. O professor Leopoldo começou a mediar à relação entre os candidatos a futuros pesquisadores e os laboratórios. Mas percebeu que precisava de ajuda e recrutou os alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para que atuassem como monitores. A idéia deu certo. Hoje, o projeto tem subvenção federal e, atualmente, são 24 grupos de jovens talentosos, em 17 universidades pelo Brasil.

Edney Silvestre


Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.