quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pesquisa traça perfil psicológico das crianças brasileiras


Elas preferem brincar sozinhas, costumam ter acessos de raiva e de birra, mentem com frequência e são atormentadas por outras crianças. Em contrapartida, têm boa vontade de compartilhar e são mais gentis com os colegas. Estes são alguns dos sintomas emocionais e de conduta de crianças e adolescentes nordestinas, de 4 a 16 anos, cujo comportamento foi avaliado por pesquisadores do Projeto Atenção Brasil - Saúde Mental e Desempenho Escolar.
O estudo é coordenado pelo Instituto Glia com a colaboração da Universidade de São Paulo (USP), La Sapienza de Roma e do Albert Einstein College of Medicine de Nova York. Para identificar fatores de risco e proteção para a saúde mental de crianças e adolescentes, o projeto entrevistou pais e professores de 9.149 delas em 17 estados, totalizando 81 cidades das cinco regiões.
A exemplo do Nordeste, as crianças e adolescentes das regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram maior percentual desses sintomas emocionais do que as das demais regiões brasileiras. No entanto, o risco de transtornos mentais foi igual ao das crianças da região Sudeste.

Fonte: Andi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.