segunda-feira, 26 de julho de 2010

Menina de 10 meses envelhece sete vezes mais que o normal

Nova Jersey (EUA) - Zoey Penny, de apenas 10 meses de idade é mais uma criança diagnosticada com progeria, doença fatal e rara. Segundo o site My Fox, a menina envelhece 7 vezes mais que o normal.
Com pouco mais de um mês, ela foi levada ao médico, quando seus pais desconfiaram do seu peso. Logo suas pernas se tornaram mais magras e a pele mais rígida, enquanto as veias tornaram-se mais perceptíveis.
Ian Penny, pai da menina, contou que ela passou por vários exames e todos davam negativos. Até que em março deste ano, ela finalmente foi diagonosticada com progeria.

Wendy Chung, especialista em genética da Universidade de Columbia e do Hospital Prebisteriano de Nova Iorque, ajudou a diagnosticar a progeria em Zoey.
"Da mesma forma que os idosos têm problemas com veias, articulações, essas coisas de pessoas mais velhas. Zoey terá esses mesmos problemas, sendo que tudo vai acontecer de forma super rápida", explicou Dr. Wendy.
90% das crianças com progeria tem uma mutação no gene que codifica a proteína Lamin A. Isso geralmente acontece sem um motivo justo e raramente é visto em mais de uma criança em uma família.
Chung ainda disse que embora Zoey continue a envelhecer rapidamente, ela não deverá encontrar dificuldades de aprendizagem.


Enquanto isso, os pais da menina assistem seu sofrimento sem poder fazer muita coisa.
"Só nos resta pensar positivo. Não quero outra filha em minha vida além de Zoey. Já temos ela e com ela vamos passar por tudo isso", disse Ian Penny, pai de Zoey.
A progeria é uma rara doença da infância caracterizada por um envelhecimento acelerado. Segundo estatísticas, ela afeta um em cada oito milhões de recém nascidos no mundo. No entanto, de acordo com a Fundação de Pesquisa da Progeria, apenas 54 crianças portadoras da doença são conhecidas em todo o mundo.
Suas principais características clínicas são a baixa estatura, pele seca e enrugada, calvície prematura, crânio grande. De acordo com cientistas a morte natural ocorre até os 13 anos. No entanto, algumas excessões podem passar dos 30 anos. A progeria não é hereditária.
No Brasil, uma criança de apenas quatro anos tem a doença do envelhecimento. Bianca Pinheiro, natural de Campina Grande, já apresenta alguns sintomas, como pouco cabelo e baixa audição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.